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| Género de texto | Resumo/Abstract |  
| Contexto | Clausura |  
| Disciplina | Português IV |  
| Área | Ciências Sociais e Humanas |  
  
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         O presente estudo surge no âmbito do trabalho que vem sendo desenvolvido na área ligada a problemática de ensino da língua portuguesa focado ao ensino da gramática normativa. A pesquisa tem como objectivo saber ate que ponto as reflexões propostas sobre o ensino da língua chega às salas de aulas. O estudo contou com a participação de quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas e um total de 73 alunos da sétima e oitava classe e os respectivos professores. Aplicou-se um questionário contendo dez perguntas que foram respondidas pêlos professores e alunos participantes da pesquisa e também foram assistidas duas aulas de cada uma das turmas dos professores visados. Os resultados apontam que as aulas de português continuam sendo palco para o ensino exclusivo da gramática normativa. 
         
            Palavras-chave: percepções de alunos, ensino da língua portuguesa, cenário Brasileiro.     
      
    
		
		
		
		
		
		
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