Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1112CTCMEI08a

1112CTCMEI08a

Género de textoArtigo de divulgação
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A Poluição

Como todos nós sabemos um dos grandes problemas de hoje em dia é o aumento do aquecimento global, que é causado principalmente pelo efeito estufa, diminuição da camada de ozono, sendo estes efeitos causados pela poluição global. A diminuição da camada de ozono tem algumas consequências ecológicas, como o aumento da incidência do cancro da pele, podendo também causar o desaparecimento de espécies de seres vivos, ou até mesmo causar mutações genéticas nos seres vivos.Devido ao elevado nível de poluição foi criado em Montreal no ano de 1987 um protocolo que visa a diminuição/eliminação do consumo de CFC’s, que são os compostos utilizados em sistemas de refrigeração ou spray’s, sendo estes os principais responsáveis pela destruição da camada de ozono. Tendo sido este protocolo inicialmente assinado por 27 países, sendo que teve uma adesão total de 150 países, obrigando-o assim a ser revisto nos anos de 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999.

Neste artigo venho falar dessa causa, ou seja, da poluição,que é a introdução de qualquer matéria ou energia no meio ambiente, alterando-lhe as suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, tendo um efeito negativo sobre os seres vivos que nele habitam. A poluição está dividida em sete tipos: poluição atmosférica, poluição hídrica (que é a poluição das águas), poluição do solo, poluição sonora, poluição visual, poluição térmica e apoluição luminosa.

A poluição atmosférica é as mudanças da atmosfera que podem causar impacto ao ambiente ou à saúde humana, através dos gases emitidos, das partículas em suspensão no ar ou mesmo o material biológico ou a energia. Sendo que estes poluentes podem provocar danos diretamente na saúde dos seres vivos, mesmo que também podem ser provocados pelos derivados dos poluentes.

Este tipo de poluição causa um grande impacto no meio ambiente, sendo que tem uma ação direta no aquecimento global, tornando-se responsável pela destruição de ecossistemas e podendo causar chuvas ácidas. Tendo em conta que as chuvas ácidas têm impactos adversos sobre o meio ambiente, matando insetos, peixes, entre outros seres vivos, também apresenta problemas para o meio humano, causando corrosão em edifícios, monumentos, e outras estruturas expostas ao ar.

A poluição atmosférica provém de varias causas, as atividades humanas, tais como fábricas, centrais termoelétricas, combustíveis fósseis, e as naturais que são por exemplo os incêndios florestais, ou até mesmo as poeiras dos desertos.

A poluição hídrica, ou poluição da água indica-nos que um ou mais das suas propriedades foram danificadas, podendo atingir o ser humano de forma direta, pois nós utilizamos a água para tomar banho, lavar roupas, louça e outros utensílios, mas utilizamos principalmente a água para a nossa alimentação e dos animais domésticos. Sendo que para além disso também é utilizada nas regas de plantações e nas indústrias.

A poluição das águas pode ser de várias formas, pode ser poluição térmica, que é a descarga de resíduos líquidos ou sólidos com diferentes temperaturas em relação à da água onde é efetuada a descarga, poluição física, que é o depósito de materiaisem suspensão, poluição biológica, que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por deficiência de um dos vários componentes da água, desde os níveis de oxigénio aos níveis de nutrientes existentes nesta.

A poluição das águas pode facilmente destruir espécies de seres vivos, através da extinção de todas as espécies existentes nesse meio, ou através da proliferação de algumas espécies levado à extinção das outras.

A poluição do solo afeta principalmente a camada que se encontra mais à superfície da crosta terrestre, sendo a causa de muitos problemas diretos e indiretos aos seres vivos e à natureza. Este tipo de poluição resume-se à presença no solo de elementos químicos externos à composição do solo, podendo ser resíduos sólidos ou líquidos produzidos pelo ser humano, que impeçam o desenvolvimento regular das formas de vida que habitam.

A poluição do solo pode ser de dois tipos, a poluição do meio urbano e a poluição do meio rural. A poluição do meio rural tem a sua principal origem na agricultara através da aplicação de produtos tóxicos para o controlo de pragas, como por exemplo os pesticidas; e da aplicação de fertilizantes que são os fosfatos e os nitratos, que se vão cumulando ao longo do tempo. Quanto à poluição do meio urbano é uma poluição mais populacional ou seja consiste em resíduos resultantes do consumo de produtos por parte da população. Sendo que uma forma de lidar com estes resíduos resultantes, que não épossívelefetuar a sua reciclagem, é utilização de aterros sanitários, ou até mesmo a incineração.

Este tipo de poluição tem com principal consequência a desfertilização dos solos e a sua saturação.

A poluição sonora é provocada pela produção dum som num tom demasiado elevado, estando este num nível acima do tolerado pelos seres vivos, podendo causar danos irreversíveis ao ser humano. A poluição sonora pode, em algumas pessoas afetar o sistema nervoso e o sistema cardiovascular. A poluição sonora tem como características principais não deixar resíduos no meio, é pouco abrangente, existe uma contaminação no local da fonte e é possível notar este tipo de poluição através da audição.

A poluição visualpode ser definida como os efeitos resultantes dos impactos visuais causados por determinadas ações e atividades, podendo prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar dosseres vivos.Nos dias de hoje existe visualiza-se muita poluição visual nas zonas urbanas, mas também se encontra nas zonas rurais, principalmente com o aumento da produção de energia eólica, e energia hidráulica, tendo vindo a causar uma destruição de alguns ecossistemas junto a esses pontos de produção. Nas zonas urbanas a poluição visual consiste principalmente no excesso de comunicação visual dos dias de hoje

Como foi referido anteriormente a poluição térmica consiste pelo choque térmico causado ao juntar águas com grandes diferenças de temperatura em relação às águas do destino, podendo tornar as águas do destino deficientes num dos seus componentes, como por exemplo a diminuição dos níveis de oxigénio. Este tipo de poluição pode visualizar-se principalmente em centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, e entre outros locais.

A poluição luminosa é o efeito produzido pela luz mal direcionada, que é dirigida para outros sítios, em vez de iluminar somente as áreas pretendidas. Esta forma de poluição resulta, na sua maioriaesmagadora, de candeeiros e projetores que, por conceção inadequada ou instalação incorreta, emitem luz muitopara além do seu alvo ou zona de influência, sem qualquer efeito útil. A luz emitida para outros lados que não a área pretendida reflete-se e difunde-senas poeiras e fumos em suspensão no ar, tornando o céu noturno mais claro, impossibilitando assim a sua observação.

Como foi visto anteriormente neste artigo podemos concluir que no nosso dia-a-dia visualizamos muita poluição mesmo onde pensamos não existir. Isto deve-se principalmente que devido ao aumento da população existe também um aumento no consumo de produtos entre outras coisas, que por sua vez está a levar a um aumento de poluição, apesar de se estarem a fazer grandes esforços no combate a esta, sendo que esses esforços têm travado o seu crescimento mas não o impedindo. Também reparámos que devido ao aumento da poluição também surgem problemas de saúde. Vimos também que o nosso planeta Terra está a sofrer muitos efeitos da poluição desde o aumento do efeito estufa, a diminuição da camada de ozono, a destruição de ecossistemas, a extinção de espécies de seres vivos, entre outros. Conclui-se assim que existem 3 tipos de poluição que predominam, que são a poluição atmosférica, a poluição das águas e a poluição dos solos, sendo que estes três tipos de poluição afetam diretamente o nosso estilo de vida. Visto isto, não podemos ficar parados porque senão não existirá um grande futuro para o Homem.

Referencias:


Download text