Localizada em Murtosa, Aveiro, a Pousada da Ria surpreende quem por lá passa com uma vista panorâmica para a ria.
Ao chegar, uma curta escadaria de tijoleira, entre corrimãos de ferro pintados de branco com a superfície de apoio preta, leva-nos a um pequeno pátio com uma sombra acolhedora numa tarde de sol. O pátio é quadrangular e empedrado num tom claro, no meio do qual se encontra uma pequena floreira quadrangular.
Do lado direito do pátio encontra-se uma parede forrada a pedra, semelhante à do chão, até meia altura, o que dá uma sensação de continuidade entre o chão e a parede. Esta sensação é reforçada por um pequeno arbusto que esconde a aresta entre ambos. A parte superior da parede, por outro lado, é de um amarelo claro, próximo do branco, que contrasta com a pedra.
No canto superior direito do pátio, e onde a parede acaba, dois degraus, igualmente empedrados, ligam o pátio a uma passagem retangular cujo relevo sobressai da parede.
No lado oposto à escadaria encontra-se um muro, igualmente amarelo, com um gradeamento com losangos de metal no centro, da mesma cor dos corrimãos. A extremidade esquerda do muro, já sem gradeamento, inclina-se para acompanhar o declive. Este efeito, juntamente com a pouca vegetação que se encontra em baixo do muro, salienta a suave convexidade do pátio, que atinge o seu pico no centro e vai diminuindo até ao limite esquerdo onde encontra a ria.
Por fim, do outro lado do muro, expandindo-se para a direita, podemos observar um jardim que, para além de árvores e relvado, possui uma pequena praia que o demarca da ria. Não muito adiante, a seguir ao jardim, destaca-se um pequeno cais de madeira com duas rampas que dão acesso à ria.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.