Esta tese reflete sobre o impacto das tecnologias de informação no funcionamento das empresas portuguesas, tendo como principal objetivo o combate à falta de fundamentação relativamente a este assunto.
De modo a compreender esse impacto, foi realizado um estudo cujo intuito era relacionar a área das tecnologias de informação com as restantes áreas funcionais, de maneira a compreender a influência da primeira na performance organizacional. Para isso, foram recolhidas informações acerca do assunto através de inquéritos aos diretores financeiros e aos responsáveis pelas tecnologias de informações das tais empresas.
Concluiu-se, assim, que, em primeiro lugar, a relação entre os gestores funcionais e os responsáveis pelas tecnologias de informação é de extrema importância. Em segundo lugar, é indispensável o papel das tecnologias de informação no nível de integração das empresas na cadeia de abastecimento. Finalmente, é de salientar o papel dos gestores funcionais e da integração interna na concretização e otimização, respetivamente, dos impactos na performance.