ATAQUES DO DAESH NA EUROPA
Foi no passado mês de Novembro que a Europa sentiu verdadeiramente os ataques do grupo terrorista Daesh. Até agora a Europa pouco tinha feito para parar este grupo radical, eram poucas as ações militares tomadas contra eles, e em relação à crise de refugiados o trabalho que a Europa estava a desenvolver para ajudar estas pessoas que fugiam da Guerra Síria não estava a ser eficiente.
No início deste ano de 2015 aconteceu o primeiro aviso, radicais islâmicos atacaram o jornal satírico francês “Charlie Hebdo” transmitindo à Europa que não tinham medo e que todos aqueles que menosprezassem o seu Deus e as suas ideologias seriam repreendidos. Contudo o pior ainda estava para vir.
Imagens retiradas
No passado dia 31/10/2015, um avião russo despenhou-se na região do Monte Sinai, fazendo 224 mortos e não deixando um único sobrevivente.
Este ataque foi reivindicado, no próprio dia, por um braço armado do Daesh. Contudo o governo russo não acreditava que estes tivessem misseis com alcance suficiente para atingir o avião, mesmo assim foi aberta uma investigação à queda do avião. Esta investigação chegou a conclusão que o avião tinha sido vítima de um atentado, uma bomba artesanal estaria no meio das bagagens e ao explodir fez com que o avião perdesse o controlo. Este ataque foi indicado como sendo uma retaliação à intervenção Russa na Guerra Síria. Intervenção.
Apesar de tudo os ataques do Daesh aos países desenvolvidos não ficaria por aqui no mês de Novembro.
Sexta-feira dia 13/11/2015 foi um dos dias mais negros na história francesa. Um grupo de vários militantes do Daesh levou a cabo um ataque terrorista coordenado, simultaneamente em vários pontos da capital francesa. As razões para o ataque foram, segundo o Daesh, uma forma de resposta aos bombardeamentos franceses na Rússia. O ataque fez 130 mortos e mais de 300 feridos, sendo que o ponto mais crítico foi a Casa de Espetáculos “Bataclan” onde morreram cerca 100 pessoas, pois o local estava lotado, dado que estava a decorrer um concerto da banda Eagles of the Death Metal.
O ataque teve início às 21h20 (hora francesa), quando um terrorista se fez explodir à entrada do “State de France” onde decorria no interior um jogo amigável entre as seleções francesa e alemã, fazendo com que o presidente francês fosse imediatamente evacuado. Às 21h25 ocupantes das mesas dos bares da “Rua Bichat” são atingidos por balas disparadas de um carro. Cinco minutos depois um segundo homem faz se explodir novamente junto do “State de France”. Junto do café “La Belle Équipe” são disparados mais tiros, marcava o relógio 21h36, julga-se ter sido o mesmo carro da “Rua Bichat” que durante o percurso julga-se ter disparado em mais locais. Às 21h40 um carro estaciona à porta da Casa de Espétaculos “Bataclan”, desse carro saem 3 terroristas e entram no edifício, disparando sobre todos os espectadores do concerto da banda norte americana, e fazendo reféns até à chegada da polícia. Aquando da chegada da polícia 1 dos terroristas é abatido pelas autoridades e os outros fazem se explodir. Às 21h53 um terceiro homem explodiu novamente junto do “State de France” sendo esta a última marca temporal do atentado.
O ataque foi levado a cabo por um grupo de cerca de 8 homens, mas terão havido mais cúmplices na organização do mesmo. Todos os terroristas morreram, sendo que alguns deles foram apenas apanhados dias mais tarde.
Entre eles estava aquele que é considerado o cérebro dos ataques. Abdelhamid Abaaoud, homem de origem belga que estava já referenciado por outras tentativas de atentado entre eles um ao TGV em Agosto.
Imagem retirada
Foi no dia 18/11/2015 e após várias operações policias por toda a europa para apanhar os cúmplices deste atentado que a policia francesa cercou Abdelhamid Abaaoud em casa da sua prima em Saint Denis, durante a operação policial, um 3º homem que se encontrava no interior do apartamento fez se explodir levando o cérebro dos ataques e a sua prima com ele.
Após estes ataques a França decretou estado de emergência até dia 25 de Fevereiro de 2016.
Desde os ataques ao avião Russo e à Capital Francesa, que os ataques contra o Daesh foram intensificados levando a França e Rússia a trocar informações e a coordenar ataques aos alvos estratégicos do Daesh. A Europa ficou também muito mais atenta a possíveis ameaças, tendo sido feitas várias operações por vários países de forma a prender militantes do Daesh. Mais recentemente no dia 21/11/2015 Bruxelas acordou em estado de emergência com nível de alerta 4, dada a possibilidade de 3 terroristas estarem a planear um ataque semelhante ao de Paris na capital Belga.
BIBLIOGRAFIA: