Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1516CTJVEI832b

1516CTJVEI832b

Género de textoArtigo de divulgação
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Este artigo serve para oferecer exemplos concretos do uso da Inteligência Artificial na indústria. Os 3 exemplos; aviação, música e imprensa, foram escolhidos por darem usos que considerei fascinantes à tecnologia.

1. Aviação

Podemos observar vários bons exemplos de uso de redes neuronais e de Inteligência Artificial em aviação olhando para a Força Aérea norte-americana. Um dos objetivos atuais é tornar viável o uso de controladores de tráfego aéreo automáticos. Quando isto for possível, os pilotos vão poder comunicar diretamente com os controladores por voz e receber mensagens rápidas e adequadas à situação em que se encontram. Este processo de automatização implica também uma constante aprendizagem das máquinas, que são treinadas graças ao uso das redes neuronais.

No entanto, este projeto está ainda em fase embrionária. Embora se preveja que estes serviços passem a ser mais usados nos próximos anos, vão continuar a depender de um ser humano que faça as decisões mais importantes e que supervisione o funcionamento das máquinas. Um obstáculo à evolução desta tecnologia é a relutância das pessoas em apoiarem um sistema em que são estes equipamentos que fazem as decisões relacionadas com tráfego aéreo, em vez do pessoal qualificado.

Para além disso, é possível agora simular situações de aviação e combate, e obter imensa informação a partir destas simulações. Dependendo dos parâmetros inseridos, o computador consegue simular variados cenários possíveis e concluir quais são as melhores estratégias a adotar.

Como último exemplo de usos da Inteligência artificial na aviação, existiu um Software criado pela NASA em 2003 que permitia manter uma aeronave danificada em funcionamento até ser alcançada uma zona de aterragem segura. Mais uma vez, eram utilizadas redes neuronais para verificar quais eram as partes da aeronave que não estavam danificadas e depender apenas delas. Este software foi um grande sucesso na altura.

2 Música

Neste momento existem programas capazes de compôr músicas sem necessitarem de qualquer intervenção humana. Um exemplo de tipo de software é chamado de Melomics, e é capaz de criar músicas sem se basear no estilo musical de qualquer pessoa. Para além disso, o programa vai aprendendo a compôr melhor com o tempo, de maneira semelhante ao ser humano. Utiliza algoritmos inspirados na Biologia e, mais concretamente, na área da evolução. O sistema utilizado pode ser comparado à seleção natural: uma grande quantidade de músicas é gerada, e cada uma delas compete para se aproximar o máximo possível de uma função de aptidão.

As músicas criadas desta forma são guardadas em repositórios, e foram até tocadas pela Orquestra Sinfónica de Londres em 2012. Para além disto, foram também utilizadas para efeitos terapêuticos: verificou-se que eram muito eficazes a ajudar a reduzir medo de alturas e perceção de dor.

3. Imprensa

A companhia Narrative Science faz artigos gerados unicamente por computador, incluindo notícias e resumos de eventos desportivos, para além de relatórios financeiros. A utilização de meios como estes permitem a criação rápida de uma grande quantidade de artigos, podendo uma companhia escrever milhares de milhões de artigos por ano.


Download text