Esta tese apresenta uma análise do efeito das Tecnologias de Informação (TI) na relação entre empresas transformadoras portuguesas, e nas interações dentro delas. Pretende investigar qual é, exatamente, o impacto das TI na Performance destas organizações.
De forma a estudar o tema, são aprofundados os assuntos de Investimentos em TI e Teoria de Recursos. Nesse sentido, são explicados os construtos e a estratégia de investigação utilizada. A elaboração de um questionário, de uma análise fatorial confirmatória e modelo de equações estruturais permitem justificar os dados obtidos dentro do modelo de investigação utilizado.
Finalmente, a tese revela os resultados descobertos, começando por caracterizar a amostra e os dados recolhidos. Particularmente, são demonstradas as observações feitas relativamente às (i) capacidades em TI das empresas, (ii) cadeias de abastecimento e (iii) à relação entre a parte de gestão e de TI das organizações. A tese termina com uma conclusão baseada nos resultados obtidos.