O automóvel é um veículo motorizado destinado ao transporte de pessoas e/ou mercadorias, em distâncias que podem alcançar as centenas de quilómetros.
É constituído por quatro rodas, dispostas duas a duas em dois planos paralelos, sobre as quais assenta a carroçaria. Esta tem uma forma de base paralelepipédica e divide-se em três partes: uma dianteira, contendo o motor e restantes mecanismos integrados; uma central, maioritariamente oca, onde se dispõem, alinhados, os assentos dos passageiros e condutor; e uma traseira, completamente oca, a mala.
No interior da secção dianteira da carroçaria, encontram-se, para além do motor, constituintes como o radiador, o carburador, a bateria e os filtros. Em conjunto, estes elementos permitem a manutenção do motor, principal responsável pelo movimento do automóvel por autopropulsão. Por sua vez, o motor pode ter diferentes modos de funcionamento: geralmente, a propulsão é conseguida por combustão interna, com gás, gasolina ou gasóleo como combustível; no entanto, certos automóveis têm um motor a combustível e um elétrico (os chamados híbridos) ou são completamente movidos a eletricidade (automóveis elétricos).
O volante, os travões (de mão e de pedal), a embraiagem e o acelerador estão na zona central da carroçaria, sendo os componentes manipulados pelo condutor de forma a controlar a direção e velocidade do movimento. Também a nível da embraiagem se pode distinguir os automóveis em dois tipos: aqueles em que a mudança é selecionada automaticamente, conforme a aceleração imprimida pelo condutor (automóveis de mudança automática), e aqueles em que essa seleção é manual.
O universo dos transportes inclui atualmente uma grande diversidade de tipos e modelos de automóveis, sendo todos desenhados, a partir dos componentes descritos acima, tendo em vista facultar o transporte mais confortável, rápido e seguro possível, quer de pessoas quer de mercadorias.