Resumo
A educação superior para o jornalismo fornece uma oportunidade de resposta à crise da profissão, introduzindo novas estratégias para melhor integrar a vida profissional, tendo em conta as expetativas dos alunos.
Com base em experiências de aprendizagem utilizando novas tecnologias, pretende-se compreender a relação entre as expetativas dos alunos e o contexto profissional real. A metodologia consistiu numa investigação-ação em três ciclos, com base no ciclo anterior.
O uso da plataforma Moodle permitiu amplificar o contexto social da aprendizagem para além do confinado à sala de aula. A plataforma Dolphin, simulando uma comunidade, aproxima-se da realidade profissional, falhando, contudo, devido à falta de atrativos externos e sustentabilidade. A combinação entre um blogue e um grupo do Facebook melhora a simulação do contexto profissional ao acrescentar uma vertente sentimental característica do jornalismo.
Os resultados demonstram a eficácia das estratégias, fruto da combinação entre participação e exposição, na aprendizagem da prática jornalística.