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1718LCAMLM01a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O Plágio no Ensino Universitário

Este trabalho aponta para o estudo do fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Utiliza um inquérito dirigido aos docentes como fundamento, com dados verificados a partir de textos que estes forneceram. O objetivo é analisar as respostas e assim estabelecer critérios fiáveis para a elaboração de um programa detetor de plágio, user-friendly, de preço razoável, no âmbito de um departamento de uma instituição.

Os professores reconheceram diversos tipos de plágio. Identificaram uma primeira fonte de material plagiado, os manuais e teses. Notificaram ainda, que a segunda fonte, mais comum, era o material que tinha sido copiado da Internet. Vinte e um professores reportaram, nas respostas abertas, que os estudantes tinham copiado de colegas.

Os docentes transmitiram também que tinham encontrado, nos trabalhos, indícios comuns para despertar suspeitas de plágio. A semelhança de trabalhos apresentados por diferentes alunos. O facto de que o estilo com que os alunos escreviam e os termos utilizados serem alterados dentro do mesmo texto, e, ao longo do seu desenvolvimento, surgirem estruturas sintáticas variadas. Indicaram ainda que, muitas vezes, encontram, nos textos, fragmentos frásicos em brasileiro, expressões não habituais no nosso país, gerando incoerência frásica.

Devido à dificuldade em comparar, tecnicamente, textos de extensão, e temas diferentes, não foram obtidos resultados globais, para as tabelas apresentadas em anexo.

Os resultados do inquérito expressam a forte presença do plágio no campo universitário.

Palavras-chave: Universidade, Docentes, Trabalhos, Plágio


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