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1718LCANJC08a

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Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho pretende estudar o sério fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Para o efeito, utiliza um inquérito cujo objetivo é analisar as respostas de docentes, que forneceram os textos, à partida, plagiados. Tem em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa que detete plágios user-friendly, de preço razoável e que possa ser usado em pequena escala.

Os professores informaram que tinham identificado duas fontes: a primeira referente a manuais e a teses; a segunda associada a cópias feitas da internet (posteriormente coladas nos trabalhos), descobertas pelo uso de termos e expressões distintos da língua portuguesa.

Detetado pela consulta das respostas abertas está o plágio entre colegas, isto é, apesar da mudança de estilo e os termos e as estruturas frásicas diferentes, os textos escritos pelos estudantes eram os mesmos.

Os trabalhos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo eles diferentes temas e tamanhos, por isso, não resultados para todos os tipos de tabelas. No entanto, uma coisa é certa: é necessário combater o plágio em meio académico.

Conceitos-chave: Plágio, Meio académico, Textos plagiados, Manuais, Cópias da Internet, Termos distintos


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