Abstract
O presente trabalho pretende estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra.
A metodologia utilizada para investigar este fenómeno foi o uso de um inquérito, que tinha como objetivo analisar as respostas de docentes, onde se chegou á conclusão que o plágio é um problema sério no meio académico. Foram identificadas duas fontes mais comuns onde ocorreu plágio, sendo que a primeira manifestou-se no trabalho que os alunos copiavam de manuais e de teses, e a segunda surgiu no material copiado da Internet.
Confirmou-se o plágio pois, no mesmo trabalho, apareciam termos e estruturas sintáticas distintas, bem como estilos diferentes. Para acrescentar, verificava-se, também, o uso de expressões brasileiras, ou não habituais do nosso país, e, ainda, erros de concordância, sendo isto copiado da Internet. Ainda outro aspeto que se levantou foi o facto de alunos diferentes apresentaram trabalhos semelhantes.
Uma forma de solução para este problema foi a criação de um programa user-friendly para detetar plágios. No entanto, não foi possível encontrar resultados globais para esta questão devido a verificar-se uma dificuldade na investigação de todos os textos, visto que a extensão de cada texto é diferente e variados temas são abordados.
Conclui-se, assim, que o plágio no meio académico precisa de ser combatido.