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1718LCJBJC30a

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Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho estuda o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Este é um problema bastante sério. Recorrendo a um inquérito aos docentes, será possível compreender o quão grave este problema no meio académico é.

Os professores relataram várias fontes de plágio: trabalhos como cópias de manuais e teses; material copiado da internet e, por fim, trabalhos copiados entre alunos. Todavia, o corpo docente alertou também para o facto de os alunos mudarem o estilo com que escreviam dentro do mesmo texto, usarem estruturas sintáticas diferentes e termos diferentes uns dos outros, copiarem parcelas de frase em português do brasil copiados da internet, escreverem com erros de concordância e empregar expressões não usuais no nosso país, alertando assim para a larga variedade de plágio utilizado pelos alunos. Por fim, uma outra fonte de plágio era o facto de os alunos terem trabalhos semelhantes.

Os docentes apresentaram distintos tipos de plágio para estabelecer critérios fidedignos para construir um programa barato que descobrisse plágios user-friendly, sendo usado e pequena escala no âmbito de um departamento de uma instituição. Não existiram resultados globais para todas as tabelas em anexo pois existiram adversidades em comparar textos com extensões e temas distintos. Concluindo, é necessário combater o plágio no meio académico.

Conceitos chave:

área: plágio especialidade: inquérito especialização: docentes, cópia, trabalho, alunos.

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