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1718LCJFJC28a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente texto evidencia o problema do plágio no meio académico, através do estudo de um inquérito feito aos docentes da Universidade de Coimbra.

Neste inquérito, que teve como objetivo averiguar de que forma esta fraude de informação se denuncia nos trabalhos dos estudantes, foi possível descobrir que as fontes mais recorrentemente copiadas são os manuais e teses, seguidos da Internet e, ainda, os colegas.

Para além disto, foram apurados indícios que remetem para um alerta de plágio, que passam pela mudança, dentro de um texto, do estilo de escrita, de estruturas sintáticas e de termos, a existência de frases escritas em português do Brasil, erros de concordância e expressões invulgares no nosso país e, também, trabalhos semelhantes entres alunos.

Por último, toda esta informação pôde ser comprovada a partir de textos de estudantes fornecidos pelos docentes, e tiveram em vista a criação de um programa user-friendly que, apesar de certas limitações (como a comparação de textos com dimensões muito diferentes), foi um pequeno passo para combater este grave problema académico que é o plágio.

Palavras chave: plágio; meio académico; fontes; indícios; programa


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