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1718LCMAJC32a

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Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho aborda o estudo de um fenómeno, intitulado plágio , na Universidade de Coimbra. Para que fosse possível extrair uma conclusão baseada em noções coesas, foi realizado um inquérito aos docentes, com vista a apurar dados concretos acerca deste problema.

Esta ideia fundamenta-se com base nos resultados obtidos através do inquérito, que relatou que o meio académico havia sido intoxicado com esta nova ocorrência, que consistia no ato de plagiar. Primeiramente, foi possível concluir que os alunos utilizavam manuais e teses de outrem em seu próprio beneficio, sem referir a fonte. De seguida comprovou-se que estes copiavam conteúdo proveniente da internet. Em terceiro lugar, afirmou-se que diversos alunos copiavam pelos seus colegas. Posteriormente, a mudança de estilo, os termos aleatórios e brasileiros, os erros de concordância, os estrangeirismos, assim como a metamorfose da estrutura ao longo dos textos, supostamente escritos pelos alunos, também haviam sido motivo de alerta para os docentes. E finalmente, a existência de trabalhos idênticos provenientes de alunos heterogéneos. Este estudo aprofundado deu origem à criação de um programa monetariamente acessível que visa detetar plágio, denominado user-friendly.

Em suma, conclui-se que o plágio funciona como um motor, que precisa de ser travado no mundo académico, pois é um mecanismo que permite a apropriação indevida, isto é, possibilita a infração, uma vez que plagiar é crime, pois ninguém se pode apropriar de um conteúdo que não é seu sem referir a sua origem.

Palavras-chave: Plágio, Fonte, User-friendly, Crime/Infração


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