Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCSPHA73a

1718LCSPHA73a

Género de textoEnsaio
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionRedija um ensaio académico subordinado ao tema A comunicação determina a nossa realidade. Instruções de execução: Com base no tema proposto, deve construir uma tese e sustentá-la por meio de argumentos e exemplos colhidos na(s) área(s) científica(s) do seu curso. Organize as suas ideias num plano estrutural, com várias secções, incluindo obrigatoriamente um abstract, uma introdução e uma conclusão. Todas as fontes de informação (obras consultadas, textos lidos, sítios em linha, segundo uma das normas aprendidas em aula) têm de ser devidamente identificadas. O uso de informação não autorizada ou não referenciada constitui crime de plágio e implica reprovação imediata.
Task ID1718LCENSAIO02
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoHistória de Arte
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Abstract:

Neste trabalho, da cadeira de Linguagem e Comunicação, o meu objetivo é explicar como palácio de Versalhes mostra a hegemonia e a vaidade de Luís XIV. Com base de informações, adquiridas atrás da Internet, consegui obter uma grande vasta informação à cerca de Luís XIV e sobre a importância do Palácio de Versalhes do reinado de Luís XIV. Ao fim de obter informação suficiente, fui organizar o meu texto em três parâmetros: o primeiro que é uma breve introdução ao Barroco; a segunda a explicar o Barroca na França; e o terceiro e ultimo parâmetro que explica a razão porquê de o palácio de Versalhes ser tão importante no reinado de Luís XIV.

Texto:

Nascido e desenvolvendo-se no século XVII, o Barroco é uma tendência a todas as artes. É um estilo que traduz a tentativa angustiante de juntar antagónicas: Bem e Mel, Deus e Diabo, Céu e Terra, Pureza e Pecado, Alegria e Tristeza, Paganismo Cristianismo, Estilo e Memória.

No França o Barroco adquiro características mais sóbrias do que na Itália. Os arquitetos franceses lançaram bases para um estilo independente, mais comedido, quase clássico.

Luís XIV vai criar um reinado baseado em ordem, grande disciplina, em etiquetas na corte e luxo, tudo isso baseado na sua crença de acreditar que é um deus. O reinado do Rei-Sol, como se fez ser conhecido, refletiu uma forte relação entre a arte e o poder. Luís XIV, declarou-se primeiro ministro e juntamente com homens de grande valor trabalhou para transformar França no primeiro país da Europa.

Para representar o seu reinado de ordem, de grande disciplina, de etiqueta e de luxo, encantado com o estilo Barroco Luís mandou construir o palácio de Versalhes.

A história de palácio de Versalhes começa no século XVII. Foi um alojamento de caça e um lugar de poder.

As divisões onde é mais visível a ordem, a grade disciplina e luxo e no reinado do Rei-Sol, são: A sala de espelhos, que tem cerca de 357 espelhos que abrigam as 17 arcadas opostas às janelas, que vai representar o egocentrismo de Luís XIV; duas outras das divisões é de guerra e a sala da paz onde as paredes são cobertas com painéis de mármore decoradas com troféus e armas em bronze dourado. No centro do teto da cúpula da sala da guerra à representações personificada da França, armada e sentada num nuvem e cercada por deusas Vitórias; A sala da paz é simétrica a sala da guerra, mas a cúpula e arcos desta sala foram decoradas com temos dos benefícios das paz trazida durante o reinado de Luís XIV, para a Europa pela França. Por fim a ordem estabelecida no reinado de Luís XIV, está presente na fachada do lado do jardim, onde o recorte do palácio foi pensado como pano de fundo para o grande jardim.

Podemos assim concluir, que através da planta bem pensada do palácio de Versalhes, este magnifico edifício vai transmitir a hegemonia e a vaidade de Luís XIV, o Rei-Sol.


Download text