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1718LCSSJC51a

1718LCSSJC51a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra através de um inquérito aos docentes. O objetivo é analisar as respostas e compreender a dimensão do plágio no meio académico.

Os docentes questionados informaram que identificaram várias fontes de material plagiado: cópias de manuais e teses, cópias da Internet e trabalhos copiados entre alunos. Foi igualmente referido que formas de detetar plágio: quando os alunos mudam repentinamente o estilo com que escrevem, a utilização de estruturas sintáticas diferentes, quando excertos do texto se encontram em português do Brasil e, por fim, quando trabalhos praticamente iguais vindos de alunos muito diferentes. Os dados fornecidos foram verificados a partir de textos que os docentes disponibilizaram.

Um programa para detetar plágios user-friendly, de preço razoável e para ser usado em pequena escala, neste caso, na Universidade de Coimbra, será capaz de detetar praticamente todos os tipos de plágio. Ainda assim, é falível. O sistema poderá não ser capaz de detetar métodos entretanto desenvolvidos para plagiar documentos.

Em síntese, o plágio é uma realidade presente no meio académico e que, de forma constante, conhece novas formas para se desenvolver. Cabe a cada um combater este problema. Ninguém gostaria de ver o seu trabalho, o seu esforço serem usados de forma ilegal.

Conceitos Chave: - Área: plágio no meio académico.

- Especialidade: investigação, combate ao plágio na Universidade.

- Especificação: plágio, meio académico, docentes, cópia.


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