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1718LCVRLM56a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O plágio nas universidades

Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Utiliza um inquérito cujo objetivo é analisar as respostas de docentes. Os resultados destes mostram que o plágio é um problema sério no meio académico.

Os professores identificaram uma primeira fonte de material plagiado, o trabalho que os alunos tinham copiado de manuais e teses. Indicaram também, que a segunda fonte mais comum era o material copiado da Internet. Vinte e um professores reportaram nas respostas abertas que os seus estudantes tinham copiado os colegas, sem terem referenciado que o tinham feito. Afirmaram também terem encontrado nos trabalhos indícios mais comuns de plágio nos mesmos, tal como os alunos mudarem o estilo de escrita dentro do mesmo texto e usarem estruturas sintáticas e termos diferentes. Dizem ainda que muitas vezes encontram nos textos, excertos em brasileiro copiados da Net e com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país. Por último, outro indício muito comum é alunos apresentarem trabalhos muito similares, o que desperta logo suspeitas.

Os dados foram verificados a partir de textos fornecidos pelos docentes e que apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa que consiga detetar plágios user-friendly e de preço razoável.

No entanto, não resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, porque houve dificuldades em comparar tecnicamente textos com extensões variáveis e temas desassociados.


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