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1819LCBACI14a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoCiência da Informação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra através da análise de respostas de docentes.

Os resultados mostram que o plágio é um problema sério no meio académico. Os professores apontam como principais fontes de material de plagio os  manuais, as teses e ainda mais comum a internet. Para além  disto os vinte e um professores reportaram ainda, nas respostas abertas, que os estudantes tinham copiado dos colegas sem terem referenciado que o tinham feito. 

Foi referido também que foram encontrados nos trabalhos indícios mais comuns para despertar suspeitas de plágio, pelo facto de mudarem o estilo com que escreviam, usarem estruturas sintáticas e termos diferentes, a existência de pedaços de frase em português do Brasil copiados da Net e com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país e ainda o surgimento de trabalhos idênticos.

Os textos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa para detetar plágios user-friendly e de preço razoável, e para ser usado em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição.

Em conclusão, apesar de não haverem resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, devido à dificuldades de comparar textos tecnicamente de diferente extensão e tema, determina-se que é preciso combater o plágio no meio académico.


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