Este trabalho foca o fenómeno do plágio no meio académico da Universidade de Coimbra. A magnitude da questão é tal que foi efectuado um inquérito aos docentes.
Segundo os docentes inquiridos, as maiores fontes de materiais plagiados são manuais e teses, seguindo-se a Internet e sendo também muito usual a semelhança entre trabalhos de alunos diferentes. No caso dos manuais e teses, vinte e um dos docentes inquiridos reportou que os estudantes não mencionam nos seus trabalhos a bibliografia. No caso da Internet o plágio é mais evidente, uma vez que é frequente encontrar nesses trabalhos excertos de frases em brasileiro copiados da Internet e com erros de concordância ou inclusive com expressões que não são utilizadas no nosso país.
O plágio é assim detectado de assume variadíssimas formas sendo necessário construir um programa fiável, de custos reduzidos para a sua detecção. Assim seria possível identificar mais eficaz e rapidamente os trabalhos feitos em pequenas instituições e departamentos.
Em suma, apesar de não haver resultados conclusivos, é evidente que se deve combater o plágio incentivando cada vez mais os alunos a exercitarem as suas mentes promovendo a sua formação ética.