Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCBMJC13a

1819LCBMJC13a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Este trabalho tem como objetivo o estudo do fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra e, para tal, foi elaborado um inquérito aos seus docentes.

Após o inquérito, foram identificadas as fontes de material plagiado mais comuns, destacando-se a cópia de informação de manuais e de teses e da Internet.

Os docentes encontraram também indícios que despertam suspeitas de plágio nos trabalhos dos estudantes, tais como a falta de concordância na escrita, a mudança de estilo dentro do mesmo texto, a utilização de excertos de textos em língua brasileira ou de expressões não usuais no nosso país e a apresentação de trabalhos idênticos por alunos diferentes.

Com o intuito de combater este caso, foram fornecidos textos com diferentes tipos de plágio pelos docentes, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa que detete plágios user-friendly e de preço razoável.

Em conclusão, embora existam dificuldades em comparar tecnicamente textos devido às suas diferentes extensões e temas, é necessário extinguir o plágio no meio académico.


Download text