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1819LCCMPTG16a

1819LCCMPTG16a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoPortuguês
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

No presente trabalho, pretende-se estudar, através de um inquérito, o grave fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, com o objetivo de analisar respostas de docentes.

Os professores identificaram como primeira fonte de material plagiado o trabalho copiado de manuais e de teses. Como segunda fonte mais comum, identificou-se o material copiado da Internet, cortado ou não, e posteriormente colado no texto solicitado aos estudantes. Para além disso, existe também o trabalho copiado de colegas sem qualquer referência, a mudança do estilo com que se escreve num mesmo texto, as diferenças nas estruturas sintáticas e a utilização de termos diferentes entre si, indícios comuns para suspeitas de plágio. Foram indicadas, ainda, as citações em português do Brasil e os erros de concordância ou expressões não habituais no nosso país. Por fim, o facto de diferentes alunos apresentarem trabalhos bastante semelhantes, desperta suspeitas de plágio.

Os dados foram verificados a partir de textos fornecidos pelos docentes, textos estes que apresentam diferentes tipos de plágio, com vista a estabelecer critérios fiáveis para construir um programa de deteção de plágio user-friendly e de preço razoável, para ser usado em pequena escala, no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição.

Visto que houve dificuldades em comparar tecnicamente textos diferentes entre si, não resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos.

Em conclusão, é necessário combater o plágio no meio académico.


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