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1819LCLALM36a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O presente trabalho destinou-se a estudar e classificar os casos de plágio dentro da Universidade de Coimbra, assim como sua insistência e repercussões. 

A metodologia escolhida para a obtenção dos dados teve como base um questionário posto a 21 dos docentes da universidade, que por sua vez utilizaram de textos fornecidos pelos alunos da mesma entidade.

Notou-se logo a existência de diversos tipos diferentes de plágio no material analisado, sendo os mais recorrentes o plágio como copia de outros textos acadêmicos, como teses ou artigos científicos, de teor integral ou pequenas partes, assim como copia de textos da internet. 

Outro caso frequente são textos muito similares fornecidos por alunos diferentes, o que sugere que foram copiados um do outro. Mais um indício do plagio na universidade são os trabalhos fornecidos que mudam sua variante linguística a meio caminho, do português europeu ao português brasileiro e vice-versa.

Os pesquisadores tem em vista desenvolver um programa anti-plágio com os dados recolhidos nos inquéritos, porém chama-se a atenção de que o estudo não pode ser tomado como exemplo global, pois com as diferenças linguísticas e as variantes textuais, assim como a extensão dos textos, é muito difícil desenvolver uma regra geral.

Por fim, com a grande incidência de textos copiados e não referidos, notou-se que o plágio no meio acadêmico é frequente e precisa ser melhor tratado e combatido.

Palavras-chave: Universidade de Coimbra, Plágio na academia, meios de combate.


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