Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCMOPTG42

1819LCMOPTG42

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais Humanas
CursoPortuguês
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O plágio apresenta-se como uma problemática grave na universidade. Por esse motivo, foi realizado um estudo na Universidade de Coimbra que possibilitou o seu estudo estudar o fenómeno do plágio.

Os docentes da instituição foram, assim, submetidos a um inquérito. A análise das respostas dadas pelos professores a esse questionário permitiu constatar que tinham sido identificadas duas grandes fontes de material plagiado, sendo elas "manuais e teses" e a "Internet". As respostas dadas pelos docentes proporcionaram, ainda, conhecer os indícios de plágio mais comuns que tinham sido identificados nos trabalhos realizados pelos alunos. Pôde concluir-se, então, que os resultados mostram que o plágio é se trata de um problema sério quando surge no meio académico.

Os professores, com o objetivo de erradicar o fenómeno do plágio, pretendem construir um programa para detetar plágios user-friendly e de preço acessível, cuja função se aplica em pequena escala.

Em suma, o estudo mostra que é preciso combater o plágio no meio académico.


Download text