No presente trabalho, pretende-se analisar a prática do plágio no ensino universitário. Baseando-se na experiência de professores da Universidade de Coimbra, o estudo mostra que a ação de plagiar trabalhos anteriores – copiando grandes trechos de manuais, teses e outros textos encontrados na internet – é extremamente comum.
Três questões são apontadas pelos docentes como os mais comuns indícios de plágio: a mudança no estilo da escrita dentro de um mesmo texto, seja no campo sintático, seja no léxico; o uso, por alunos portugueses, da variedade brasileira da língua, com expressões pouco comuns na variedade lusa; e a grande semelhança por vezes encontrada entre trabalhos diferentes.
A partir dessas informações e visando combater o fenômeno do plágio no meio acadêmico, este trabalho propõe a organização de critérios que identifiquem tal prática, possibilitando o desenvolvimento de um programa capaz de detectá-la rapidamente. No entanto, a variada natureza dos textos analisados e a grande variação na extensão desses vêm dificultando o estabelecimento de tais critérios.
Palavras-chave: plágio, indícios, combate.