Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1112CTTSEI1166h

1112CTTSEI1166h

Género de textoDescrição
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionCom base nas notas desordenadas que se seguem, redija uma descrição do objeto em causa (entre 150 e 250 palavras). A avaliação da resposta terá em conta a inclusão de todas as informações, a sua correta ordenação / plano da descrição e as estruturas de parágrafo e de frase. – nome: Elk Cloner – autor: Rick Skrenta (aluno de Pittsburgh) – efeito em disquetes / Apple II – primeiro “replicator” (nome posterior: vírus) – processo: injeção na disquete (despercebida) / cópia para a memória do computador / cópia para outra disquete / à 50.ª utilização, projeção de um poema no ecrã do computador – disseminação rápida / limitada pelas trocas de jogos pirateados – duração idêntica ao uso do Apple II – criação em 1981, disseminação em 1982 – autor da designação “computer virus” / “vírus de computador”: Len Adelman. Fonte: The binary revolution – The development of the computer, Neil Barrett, Londres, Weidenfeld & Nicholson, 2006, pp. 226 – 227 [ISBN 0 297 84738].
Task ID1112CTDESC02
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências
CursoEngenharia Informática
DisciplinaComunicação Técnica
School year2011-2012
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O primeiro vírus de computador de que conhecimento, chamado Elk Cloner, foi criado em 1981 por Rick Skenta, um estudante de Pittsbugh. Na verdade, o termo vírus de computador surgiu apenas mais tarde, por Len Adelman, sendo o Elk Cloner designado inicialmente por replicator.

A sua disseminação [...] era feita através de disquetes e atingia computadores Apple II. O processo de contágio era simples e bastante eficiente: ao inserir uma disquete num computador infectado, este copiava automática e despercebidamente o código do vírus para a disquete. Esta, por sua vez, infectava todos os computadores nos quais fosse inserida. Assim, a disseminação do Elk Cloner alcançou rapidamente um crescimento exponencial, sendo o seu auge atingido em 1982. Contudo, o vírus era inofensivo e estava programado para apenas mostrar um poema no ecrã à 50ª cópia. Adicionalmente, com a troca de jogos pirateados a limitar o seu contágio e o surgimento de novos modelos de computador, levando ao abandono do Apple II, o Elk Cloner viu igualmente os seus dias contados.


Download text