1617LCAFLM414a 1617LCAFLM414a
Género de texto Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender F
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Contexto Clausura
Curso
University Universidade de Coimbra
Área Ciências Sociais e Humanas
Curso Línguas Modernas
Disciplina Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
País Portugal
Opções de representação
Etiquetas : Classe morfossintática Lema
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
O que entendemos por comunicar , ou a comunicação humana é algo bastante complexo que , primeiro pode ser analisado tendo em conta os meios , ou seja , a linguagem verbal , as línguas naturais que corresponde a uma pequena percentagem ( 7 % ) ; a linguagem não verbal , os gestos e adereços que usamos por exemplo , e que engloba as áreas de cinésica , de háptica e de proxémica e que , como tal corresponde a mais de metade da comunicação ( 55 % ) ; e ainda a linguagem paraverbal , ou seja gestos específicos , que corresponde aos restantes 38 % da nossa comunicação . Em segundo , é também analisada em relação ao numero de participantes , podendo ser interpessoal , entre duas pessoas ; de grupo , entre 3-10/15 pessoas ; pública , de um para muitos ; ou ainda de massas , com recurso a meios tecnológicos . Em relação ao envio intencional de uma mensagem , já sabemos que não é necessário haver intensão para a mensagem ser interpretada , pois todas mensagens que emitimos , voluntarias ou involuntárias , são passivas de interpretação , para tal basta haver alguém para as interpretar . Desta maneira estamos a falar do modelo semiótico , [...] e o mais correto . Neste modelo tanto o emissor como o recetor são elementos / [...] participantes ativos da comunicação e a mensagem é vista como uma produção e não [...] apenas como um produto . Além da mensagem , o contexto também é crucial , seja social ou cultural . Neste modelo semiótico tudo é pertinente e por isso tudo é comunicação , [...] assim , toda a informação repetida é sempre importante . Em contraste , temos o modelo linear de transmissão , em que os participante não cooperam da mesma maneira , e a criação de sentido , não contempla que cheguem a um acordo mútuo , mas apenas em passar informação . Trata-se de um modelo processual e matemático , que pelos seus limites de simplicidade , multiplicidade e interpretação reduzida é considerado demasiado limitado para [...] abranger a complexidade da linguagem humana . Neste modelo , insuficiente para a comunicação , na lei da [...] redundância versus a lei da pertinencia , toda a informação repetida torna-se redundante e por isso irrelevante , enquanto que no modelo semiótico , a informação repetida não deixa de ser [...] pertinente e importante , para a comunicação . Segundo Marshall M. o meio é a mensagem , na medida em que o meio , a maneira como a mensagem é transmitida , [...] ou seja , os meios de comunicação modernos determinam a maneira como interpretamos a mensagem . Não há exemplo melhor do que [...] as informações que vemos na televisão , ou o tipo de noticias e informações que os telejornais passam , e a maneira como o fazem , [...] onde conseguem manipular-nos e mostrar apenas o que querem , muitas vezes passando notícias ridiculas sobre o que é que alguém [...] famoso comeu , comprou , ou fez no dia anterior , e como senão bastasse ouvir uma vez , repetem 3 vezes , nas notícias da manhã , ao almoço , e ao jantar . Ainda mais ridiculo , e ofensivo mesmo para nós telespectadores , é o facto de essas mesmas “ notícias ” poderem ser encontradas on-line por exemplo no msn notícias.com entre outros e serem lidas em menos de 5 minutos , dada a sua [...] pouca ou nenhuma relevância para a nossa sociedade e situação não só do país , como do mundo . Desta forma , [...] os meios de comunicação modernos tentam iludir-nos com notícias irrelevantes , e programas mais que degradantes para [...] o intelecto da nossa sociedade , como é o caso destes reality shows que apenas passam péssimos exemplos em todos os aspetos , mas infelizmente são assim os nossos canais públicos . Custa-me ver como é que [...] alguns jornalistas se deixam comprar a tal ponto . Na minha opinião aquilo que nos tentam mostrar como notícias não passam de mensagens divulgadas através de meios [...] televisivos comprados e que como tal não deveriam ser considerados como noticias pertinentes , mas como uma tentativa de lavagem cerebral que muito não conseguem evitar , como por exemplo os mais idosos . Os meios que passam [...] e transmitem a mensagem deviam ser mais legítimos na seleção da mensagem em si , porque nem todos gostamos [...] de ver o que nos é impingido . Custa-me [...] mas é triste não ouvir noticiário na minha lingua , [...] contudo é uma decisão que faz parte de cada um , temos de ser maduros para saber que por vezes [...] é necessário escolhermos outro meio para obtermos uma melhor e mais clara mensagem , sem ser aquela que nos é forçada todos os dias , nos nossos canais publicos . Considero a CNN ou a BBC news como bons meios alternativos .
Download text