[...]
O texto que é apresentado é uma clara abordagem ao conceito da comunicação.
A comunicação resulta da convivência entre os indivíduos, nos diferentes meios onde se [...] encontram ou que frequentam, e quem por nome faz parte destes.
É na comunicação que encontramos vários tipos de [...] se esta ser feita: há a comunicação individual que resulta [...] dos pensamentos de um indivíduo transmitidos [...] para si mesmo, por exemplo quando um aluno estuda e repete a matéria em voz alta para si para poder compreender e retê-la melhor, a comunicação por pares que resulta de duas a cinco pessoas que falam entre si, por exemplo uma conversa normal entre amigos, ou [...] as pessoas que integram um trabalho de investigação para uma cadeira e discutem entre si, comunicação em grupo que abrange [...] cinco a quinze pessoas que comunicam, [...] pode ser visto como por exemplo num jantar de amigos ou de aniversário; [...] ainda a comunicação em público, que [...] por nome é constituida por um (ou salvo raras exceções dois) individuos que fala para um determinado grupo de pessoas e pretende transmitir uma mensagem, é exemplo disto [...] alguém que esteja a apresentar um livro e aborde os aspetos que acha que o público precisa de saber à cerca do seu livro, ou o caso de uma professora lecionar a aula; por fim temos a comunicação organizacional que é [...] feita através dos órgãos de comunicação, [...] ou somente discutido em empresas, um exemplo desta comunicação é [...] o uso [...] do marketing utilizado na publicidade da venda de um produto.
No texto para além de abordar o tema da comunicação aborda os dois modelos que a constituem [...].
Um dos modelos presentes [...] é o linear apresentado “desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) (…) (Hakansson, G. e Westander, J. (2013:2). Esta definição dada pelo texto é vista da seguinte forma, há [...] a pessoa A que [...] tem uma mensagem para transmitir à pessoa B, ou seja, [...] um mensageiro para um recetor, a mensagem que passa pode ser facilmente [...] interpretada noutro sentido, isto acontece devido ao meio onde se encontram, ou a impossibilidade, ou até a falta de capacidade interpretativa. É neste processo da transmissão que o recetor vai ter um feedback, ou seja, vai [...] compreender o conteúdo da mensagem. É neste modelo que vemos que o fator da [...] compreensão ou não da mensagem provém do indivíduo B que tem involuntariamente o poder de receber ou não a mensagem corretamente.
[...] É também no texto que encontramos outro modelo de comunicação, é este o modelo semiótico: “a noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo.” (Hakansson, G. e Westander, J. (2013:2). A definição [...] apresentada no texto [...] é totalmente diferente da primeira enquanto que uma só a uma pessoa conta visto que possui o poder da absorção da mensagem que é dada, neste modelo ambas as pessoas contam, ou seja, a informação partilhada não é só um produto é uma produção. Neste modelo junta-se os valores, os conhecimentos, [...] os costumes, os hábitos, etc para que possa haver um processo de comunicação, para [...] que haja então o modelo de transmissão semiótica consistindo na partilha da mensagem de ambos os indivíduos.
É com o modelo semiótico que vamos conseguir dividir os diferentes tipos de comunicação: verbal, paraverbal e não verbal.
Na comunicação verbal, a que tem sido analisada e mais abordada até agora consiste na utilização da fala para transmitir informações ou ideias, [...] por exemplo quando queremos dizer [...] a alguém que estamos apaixonados dirigimo-nos à pessoa e falamos do que [...] sentimos. Esta comunicação embora pareça a que é [...] mais utilizada, não o é, somente é utilizada 7% da comunicação [...] verbal humana.
Na comunicação paraverbal consiste nos nossos gestos voluntários para [...] transmitir uma mensagem [...] quer seja propositada quer seja resultado do seu corpo, é sobretudo utilizar [...], na maioria [...] das vezes, [...] o corpo como meio de comunicação, por exemplo, [...] na nossa cultura (e, Portugal), o uso do dedo no ar para poder colocar uma questão ao professor é um exemplo de comunicação paraverbal. [...] Nesta comunicação é utilizada 38% pelos indivíduos.
A [...] comunicação não verbal [...] consiste em inúmeros fatores, mas [...] no geral consiste numa comunicação maioritariamente involuntária. Nesta comunicação temos os diferentes gestos, temos os gestos que tanto podem ser universais como culturais. Os gestos culturais são a forma como por exemplo cumprimentamos alguém que dependem de cultura para cultura [...], por exemplo as pessoas que vivem no Luxemburgo têm por hábito cumprimentarem-se com três beijos, e os homens com um aperto de mão. Nos gestos universais temos o aceno [...] onde por exemplo a forma de dizer “não” é por vezes utilizado com o dedo de um lado para o outro, ou com a cabeça com o mesmo movimento, e a forma de dizer “sim” é abanar a cabeça para baixo e para cima.
[...] Tendo em conta como os gestos se avaliam podemos também quantificá-los por ilustrativos, adaptadores, afetivo, reguladores e emblemáticos.
Os gestos [...] ilustrativos tendem a demonstrar algo à distancia, por exemplo quando alguém nos pergunta onde é algo que está próximo de nós respondemos com “é ali”; os gestos adaptadores ajustam-se no indivíduo dentro do ambiente, e podem até ser involuntários, por exemplo quando alguém mente tende a franzir a sobrancelha ou a levantar o lábio superior; os gestos afetivos são aqueles que transmitem sensações negativas ou positivas, por exemplo quando alguém está triste e nos é próximo [...] abraça-mo-la e esperamos que esse abraço a reconforte; os gestos reguladores controlam a nossa linguagem verbal, por exemplo quando queremos falar e esticamos o pescoço ou colocamos o dedo no ar ou esticamos o pescoço para falar e por fim os gestos emblemáticos que estão automaticamente associados a um gesto, por exemplo o símbolo da paz.
A comunicação é um processo que consiste nas várias formas de transmitir a mensagem.