Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCAMJC411a

1617LCAMJC411a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A partir da [...] seguinte bibliografia- Hakansson, G. e Westander, J. (2013), John Benjamins Publishing Company e Santos J. V. (2009), Almedina- e dos conhecimentos que adquiri, posso cosntatar que o termo comunicar é um processo complexo, daí que existam multiplas definições para o mesmo.

Para comecar podemos ver que a etimologia da palavra comunicar significa partilhar, transferir. [...] Ou como o excerto de Hakansson e Westander nos indica, comunicar pode ser considerado o envio intencional de uma mensagem a um recetor, ou então pode ter mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo.

Desde tenho a dizer que nenhuma definição é mais correta que outra, uma vez que para entender o processo da comunicação é necessário entender o contexto em que este se insere.

Na minha opinião, a comunicação é um processo fundamental na vida do ser-humano em sociedade. É graças a ela que o ser-humano cumpre a sua função como ser gregário, o que lhe permite para além de socializar e criar laços de afetividade, que exista uma cooperação entre indivíduos para concretizar um objetivo comum. Isto é visivel por exemplo quando uma comunidade se une para angariar fundos para uma causa comum, como reparar o parque local ou ajudar uma familia que esteja a passar por dificuldades.

Considero também que a comunicação é um processo que nasce com o ser-humano. Prova disto é o facto de os bebés, mesmo antes [...] de serem ensinados a falar, sabem que chorando [...] comunicam à mãe que querem comida ou que querem que lhes seja mudada a fralda.

Posso então concluir que a comunicação é um processo indespensável ao ser-humano pois sem ela não eramos capazes de sobreviver.


Download text