Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCASLM372b

1617LCASLM372b

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNum texto argumentativo devidamente estruturado, faça uma discussão crítica da tese que resume o pensamento de Benjamin Lee Whorf: (…) se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito. (Deutscher, G. (2010, 26 de agosto). Does Your Language Shape How You Think? New York Times Magazine) http://www.nytimes.com/2010/08/29/magazine/29language-t.html?_r=0
Task ID1617LCRD08
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

No século XX, Safir Whorf através da teoria do relativismo linguístico, defende que a língua é o principal fator na determinação dos pensamentos. Simplificando a questão, [...] Whorf considerou que a língua interfere nas nossas relações sociais e experiências sociais, e que a capacidade de interpretar a realidade difere de língua para língua. (Faria et alii, 1996). Contudo, sabemos hoje que a sua hipótese continha muitos erros.

A suposição de que a língua restringe a nossa forma de pensar e agir no mundo, foi o seu maior erro.

Os argumentos que dava baseados em que se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito, parecem incompreensíveis de alguma vez terem sido aceites. (Deutscher, 2010).

Se a sua teoria fosse [...] válida, [...] então defendia que se uma língua não utiliza-se o futuro, e por acaso essa língua viesse a ser extinguida, então os seus habitantes não conseguiriam compreender a noção de futuro. Vejamos o exemplo, o inglês obriga os seus falantes a descreverem os eventos e as ações de acordo com as diferentes formas verbais, se o evento foi ontem terá que usar o passado, se for amanhã, terá que usar o futuro. Um chinês, por outro lado, não tem que descrever o tempo exato através dessas formas verbais, pois eles utilizam a mesma forma verbal para todos os tempos, passado, presente e futuro. Porém, isto não significa que os chineses não têm noção do tempo porque não o marcam nas formas verbais.

É evidente que todos os países tem um conceito próprio para uma determinada ação, evento ou emoção. Assim como Portugal tem o fado e a saudade, e [...] a Alemanha a palavra schadenfreude. Mas não é por os outros países não terem uma palavra equivalente a esses conceitos que não serão capazes de os entender. Por exemplo, apesar de [...] a língua inglesa não ter um conceito equivalente a schadenfreude, que um inglês não sabe o que é sentir o prazer de ver o infortúnio de outro, que merecia esse infortúnio. (Deutscher, 2010).

A hipótese de Safir Whorf nunca podia ser aceite na totalidade. Em primeiro lugar, porque sendo assim uma pessoa nunca poderia aprender um novo idioma. Além disso, por exemplo a função dos tradutores e a própria tradução seriam algo impossível de acontecer.

Porém, uma versão mais suave da sua [...] hipótese pode ser aceite, na qual [...] as línguas diferem uma das outras, [...] e até que a pessoa pode estar mais atenta a aspetos da realidade se a língua que estiver a ouvir ou a usar for a sua língua materna. (Faria et alii, 1996). [...]

Cada povo adapta a sua língua de acordo com suas necessidades e cada língua se adapta aos diferentes contextos e hábitos quotidianos, para assegurar a sobrevivência de cada povo.

Concluíndo, tudo o que num país estiver ancorado ao contexto cultural, torna-se mais difícil de compreender, mas não impossivel. O erro de Safir Whorf foi afirmar [...] que se uma língua não tiver [...] uma palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não seriam capazes de compreender tal conceito.


Download text