A linguagem não se trata de um “artefacto cultural” ou de algo objetivo.
[...] A linguagem verbal tem muitas facetas e envolve muita especificidade. É certo que no cérebro humano, existe uma parte que está diretamente relacionada com a aprendizagem e com o uso da linguagem verbal, o que demonstra e comprova que, de facto, a linguagem é, como Pinker indica, “uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro”. (Pinker, 1995, The Language Instinct: How the Mind Creates Language).
Existem, [...] no que diz respeito ao inatismo, argumentos que se põem contra este pensamento. São eles o argumento da analogia e o argumento da “falta de estímulo”.
Em relação ao argumento da analogia, este fala das crianças e de [...] como estas aprendem de forma espontânea, sem qualquer tipo de ensino formal.
[...] No argumento da analogia é [...] utilizado como exemplo a forma como as crianças aprendem por [...] associação, utilizado expressões como “eu sabo”- eu sei- e “eu fazi”- eu fiz- para se expressarem. É certo que [...] as expressões aqui apresentadas não estão [...] totalmente corretas, em termos de bom português, mas como Pinker afirma, [...] esta competência [...], com uma incrível complexidade- que é a linguagem verbal.- surge nas crianças de forma espontânea.
Assim, para elas, aquilo faz sentido. Também para os adultos [...] as expressões “eu sabo” e “eu fazi” são de facílima compreensão.
[...] Além do argumento da analogia, existe também outro argumento, sendo ele o da “falta de estímulo”.
O argumento da falta de estímulo baseia-se, naturalmente naquilo que a expressão “falta de estímulo” representa.
Embora a aprendizagem da linguagem verbal [...] possa-se tratar de algo fácil e espontâneo, principalmente em relação às crianças (como foi apresentado no argumento da analogia), a separação existente entre o que é aprender linguagem verbal e processar de forma inteligente a informação adquirida é algo notável, e é aí que entra o argumento da falta de estímulo.
Embora a aprendizagem da [...] linguagem verbal seja algo que é feito de forma espontânea, o tratamento das informações adquiridas pela linguagem verbal é algo mais complicado. Apesar de todas terem a [...] mesma possibilidade de adquirir a linguagem verbal, existem situações que fazem com que o processamento de informação e/ou [...] os comportamentos inteligentes sejam mais complicados, ou até impossíveis, dada a falta de estímulo da linguagem. Exemplos da falta de estímulo da linguagem são Helen Keller [...] ou Geanie e Oksana , as crianças feras- ambas exemplos e situações em que a falta de estímulo teve um impacto enorme na linguagem verbal das mesmas.
Em suma, a linguagem não é algo que é aprendido de forma objetiva porque esta envolve muitas coisas.