Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCBSLM424a

1617LCBSLM424a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Comunicar é, efectivamente, mais do que o simples envio intencional a um recetor, como se faz quando se escreve e envia uma carta.

Comunicar é um vai e vem de mensagens e de informação, que não são um produto, mas sim uma produção, pois estas mensagens são a dita sincronia interativa em que os participantes cooperam, transmitindo constantemente informação, emoções e cultura até chegarem a um entendimento mútuo.

No processo de comunicar, estão envolvidos inúmeros fatores para além da mensagem que se quer transmitir, pois a transmissão desta, depende desses fatores. No ato de comunicar, uma partilha de emoções, uma partilha de um pouco da cultura de cada um que vão moldar a percepção desta mensagem [...] juntamente com o meio envolvente.

Este meio abrange a cultura, o meio em si em que ocorre a comunicação, e todas as características que podem assim distorcer ou enriquecer o conteúdo da mensagem, mensagem esta que devido a todos estes fatores, mesmo depois de transmitida, não pode ser considerada um produto, mas antes uma produção, pois o seu entendimento e a sua percepção, são moldados por este fatores, é [...] por uma cooperação dos participantes deste ato de comunicar de forma a criar sentidos e a criarem um entendimento, um acordo [...] mútuo sobre o significado da mensagem.

O contexto é assim a base para o entendimento e para a transmissão com recurso da mensagem, pois sem ter conhecimento do contexto, da cultura, do meio envolvente e das experiências, será impossível chegar a um mútuo acordo da percepção da mensagem, isto porque a comunicação é um processo complexo que se enquadra em diferentes contextos, sendo que, quanto mais vezes uma mensagem é repetida, melhor será o seu entendimento.


Download text