Comunicar é, efectivamente, mais do que o simples envio intencional a um recetor, como se faz quando se escreve e envia uma carta.
Comunicar é um vai e vem de mensagens e de informação, que não são um produto, mas sim uma produção, pois estas mensagens são a dita sincronia interativa em que os participantes cooperam, transmitindo constantemente informação, emoções e cultura até chegarem a um entendimento mútuo.
No processo de comunicar, estão envolvidos inúmeros fatores para além da mensagem que se quer transmitir, pois a transmissão desta, depende desses fatores. No ato de comunicar, há uma partilha de emoções, uma partilha de um pouco da cultura de cada um que vão moldar a percepção desta mensagem [...] juntamente com o meio envolvente.
Este meio abrange a cultura, o meio em si em que ocorre a comunicação, e todas as características que podem assim distorcer ou enriquecer o conteúdo da mensagem, mensagem esta que devido a todos estes fatores, mesmo depois de transmitida, não pode ser considerada um produto, mas antes uma produção, pois o seu entendimento e a sua percepção, são moldados por este fatores, é [...] por uma cooperação dos participantes deste ato de comunicar de forma a criar sentidos e a criarem um entendimento, um acordo [...] mútuo sobre o significado da mensagem.
O contexto é assim a base para o entendimento e para a transmissão com recurso da mensagem, pois sem ter conhecimento do contexto, da cultura, do meio envolvente e das experiências, será impossível chegar a um mútuo acordo da percepção da mensagem, isto porque a comunicação é um processo complexo que se enquadra em diferentes contextos, sendo que, quanto mais vezes uma mensagem é repetida, melhor será o seu entendimento.