1617LCCMHIS427a 1617LCCMHIS427a
Género de texto Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender F
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Contexto Clausura
Curso
University Universidade de Coimbra
Área Ciências Sociais e Humanas
Curso História
Disciplina Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
País Portugal
Opções de representação
Etiquetas : Classe morfossintática Lema
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
A comunicação é perspetivada da variadas maneiras pelos diversos autores que segundo o excerto apresentado varia entre “ o envio intencional de uma mensagem a um recetor ” até à “ sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo ” . Neste contexto , surgiram duas prespetivas que sustentam cada uma das afirmações respetivamente sobre o que é comunicar e originaram dois modelos que são os seguintes : o modelo linear e o modelo processual . O modelo linear foi criado por Shannon e Weaver que se propuseram a calcular qual a quantidade de informação que o receptor [...] recebia sem intreferência , note-se que isto não seria necessário se o “ canal de transmissão ” trabalha-se corretamente ( [...] Fiske ) . Shannon e Weaver defendiam que a mensagem era um bloco monolítico e que [...] o receptor tinha como única função decifrar a mensagem que lhe era enviada . [...] Esta era uma das grandes limitações do modelo matemático e que não deixava lugar para uma interpretação [...] e simplificava bastante a comunicação . Em oposição surgiu o modelo semiótico suportado por Pierce e Saussoure que dava ao receptor um papel ativo para decifrar e interpretar a mensagem que lhe era enviada , por isso a mensagem era uma produção [...] constante e o contexto era crucial . O primeiro modelo regia-se pelo princípio da redundância já o segundo defendia que a repetição era tanto melhor para confirmar a interpretação e “ tapar ” as falhas . Tal como é implícito no excerto , penso que a comunicação é um processo complexo e que o contexto é crucial para a interpretação de uma mensagem , pois as palavras que são ditas no momento errado , ou seja , fora de contexto têm sempre um impacto negativo nas nossas relações e estes mal-entendidos são de difícil resolução e podem prejudicar a nossa figura pública . Por isso , penso que devemos procurar estar sempre em sintonia para podermos construir mensagens em harmonia com [...] o outro interveniente da nossa conversa , pois acabamos por evitar os ditos mal entendidos . Na minha opinião , comunicar deve então ser um enorme processo de cooperação em que nós , indivíduos atento e interessados , devemos fazer um grande esforço para procurarmos os melhores momentos para fazermos certos comentários , tal como os outros intervenientes da comunicação para a existência de um “ entendimento mútuo ” . [...] A comunicação é então um processo complexo que requer contexto e um esforço entre receptor e interlocutor para construir uma mensagem aceitável . [...]
Download text