Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCDFLM431a

1617LCDFLM431a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação é um processo ativado pela interpretação e partilha de uma mensagem processada cognitivamente, é um processo simbólico, contínuo, de interpretação do meio e de partilha do conhecimento com outros através de mensagens verbais, não verbais e paraverbais. A comunicação não é reservada apenas a humanos, tudo pode ser comunicação. 55% da comunicação humana é não verbal (gestos, movimentos, rosto), 38% da comunicação é paraverbal (tom, pausas, intensidade, pronúncia) e apenas 7% é verbal. É certo que existem várias opiniões àcerca do que significa comunicar. A comunicação é um processo complexo, tal como afirma o exerto, e o sentido de uma determinada mensagem pode ser interpretado de várias formas [...] conforme o contexto em que está inserido.

Na comunicação podemos encontrar dois modelos: o modelo de transmissão linear e o modelo semiótico. O exerto apresentado ajuda a compreender estes dois modelos. No modelo de transmissão [...] linear encontramos: sender, noise source e receiver. O emissor envia uma mensagem ao recetor e recebe depois um feedback desse mesmo [...] sobre o que interpretou dessa mensagem. Na análise a este modelo encontramos uma multiplicidade de meios, a capacidade de interpretação e a imprevesibilidade.

No modelo semiótico o emissor e recetor são elementos fundamentais no envio de uma mensagem, o sentido da mensagem é uma coprodução negociada, em que o contexto é fundamental, a mensagem é uma produção em que o seu significado aumenta com a partilha dessa mensagem, pois o significado é partilhado e interpretado, tem sempre um contexto fundamental cultural e social e tudo pode ser pertinente.

Uma mensagem pode ser interpretada por vários de maneirais diferentes. É através da comunicação que conseguimos expôr ideias e argumentos, partilhar informação e saberes e entender diferentes pontos de vista. Como está presente no exerto comunicar tem a ver com uma sincronia interativa. A comunicação é inevitável nas nossas vidas, para tudo e todos. Não é um dom exclusivo à humanidade, como também a animais e ao meio ambiente. A comunicação é uma característica fundamental que todos os seus partilham.


Download text