No que diz respeito ao significado de comunicar, podemos apontar dois tipos de modelos. São eles: o modelo linear e o modelo semiótico.
Dentro do modelo linear, apresenta-se um emissor, aquele que envia a mensagem, o recetor, aquele que recebe a mensagem, e ao fim da mensagem ser enviada e recebida, existe um feedback, ou seja, como John John Benjamins disse: “o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta)”.
No que diz respeito ao modelo semiótico, entende-se como a ciência que estudo os signos, como afirma novamente John Benjamins “noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo.
Em suma, a comunicação pode ser vista de diferentes perspetivas, uma ligada à transmissão de mensagens para obter uma resposta, como por outro lado, vista como um conjunto de signos que criam sentidos que servem para chegar a uma conclusão.
A comunicação é complexa, e todos os seus significados fazem parte do contexto, todos eles são importantes para que não haja falhas na comunicação e para que não se perca os princípios da comunicação.