O modelo de Sapir-Whorf tem em conta as várias [...] diferenças encontradas em [...] diferente línguas. Á medida que uma linguagem evolve, ela poderá criar determinadas palavras para descrever objetos, situações ou sentimentos [...] específicos [...] que outra linguagem poderá não ter forma de descrever com o seu vocabulário.
[...] Esta teoria, resumida na frase, defende então que um sujeito não poderá ser capaz de entender qualquer conceito que a sua linguagem não consiga descrever. Vista nesses termos radicais, existe quem discorde com esta forma de pensar.
A linguagem humana foi [...] criada como forma de descrever o abstrato tanto como o mundo físico. Com a criação de determinados sons, o ser humano aprendeu mais sobre sí e o [...] que lhe rodeia, mas todos esses sentimentos, ideias ou objetos já existem, quer dentro o sujeito ou fora. Só por uma língua, como [...] japonês por exemplo, não utilizar [...] pronomes indicativos sexuais, não quer dizer que a distinção entre um sujeito feminino ou masculino não exista na mente do interlocutor. Da mesma forma, só porque um indivíduo não tenha “ennui” no seu vocabulário, não estará imune à sensação de vazio, e falta de motivação que é intrísica a essa palavra.
Vista como um extremo, a teoria de Whorf não poderá coexistir com a história da linguagem [...], e da natureza do próprio ser humano.