As capacidades cognitivas do ser humano, uma das quais se refere à linguagem é explicada pelo facto do [...] cérebro humano estar pré-programado para a capacidade de um indivíduo adquirir línguas, não só a materna mas também as estrangeiras. Tal como é conhecido o cérebro humano é dividido por dois hemisférios- esquerdo e direito, que são diferentes quer no tamanho quer nas funções que realizam ou nas partes do corpo que controlam. É precisamente no hemisfério esquerdo que se [...] encontram as áreas que são responsáveis pelo processamento e compreensão da linguagem. Estas áreas foram estudadas pelo facto da existência de seres humanos que [...] tinham sofrido o traumatismo ou o AVC que afetou as suas capacidades linguísticas- afasia. A visualização e o processamento da linguagem encontram-se nas áreas do cortex visual e área de Wernicke e a produção da linguagem encontra-se na área de Broca.
Já nos seus primeiros meses de vida a criança consegue produzir sons, embora inconscientemente, que serão a base para a construção de palavras quando estiverem na idade dos dois ou 3 anos. Entre esses contam-se ?ma, ta, ba? que vão facilitar às criança de produzir as suas primeiras palavras básicas- mãe, pai, etc? Para além do mais, o nosso cérebro dá nos a capacidade de atribuir o significado às coisas que, com o tempo [...] se vão armazenando na nossa memória. Na idade dos 3 ou 4 anos uma criança já é capaz e discriminar os objetos e as cores ou mesmo contar os números até ao 10, embora fazendo isso de maneira inconsciente. Esta fase de aprendizagem é sustentada pelo período crítico que [...] é inato a cada um de nós e dá a possibilidade de aprender a língua com grande facilidade.
É [...] errado dizer que só o hemisfério esquerdo é dominante no que se refere às capacidades linguísticas do ser humano porque existem pessoas em que algumas das suas capacidades encontram-se ao contrário hemisfério direito, ou ainda nos dois. A capacidade inata de cada ser humano ?Homo Sapiens e Homo Loquens? é a de cancautenar a visão, a audição, [...] o processamento, a compreensão numa faculdade de linguagem o que faz dele um ser [...] racional, inteligente e verdadeiramente único porque só os seres humanos tem a capacidade geneticamente programada para o uso da linguagem que os outros seres são incapazes de fazer.
3* Os exemplos mais evidentes são as conjugações dos verbos trazer ou saber ao associá-los com outras conjugações. Ou seja a criança dirá eu "trazi" ou eu "sabo" em vez de eu "trouxe" e eu "sei".