Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCHZLM436b

1617LCHZLM436b

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu sobre linguagem e cognição, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas […]. É antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro. É uma competência complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal. Surge sem que essa criança tenha consciência da sua lógica, é qualitativamente idêntica em todas os seres humanos e é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da informação ou comportamentos inteligentes. (Pinkers, S. (1995:18). The Language Instinct: How Mind Creates Language. New York: harperPerennial.)
Task ID1617LCRD09
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

As capacidades cognitivas do ser humano, uma das quais se refere à linguagem é explicada pelo facto do [...] cérebro humano estar pré-programado para a capacidade de um indivíduo adquirir línguas, não a materna mas também as estrangeiras. Tal como é conhecido o cérebro humano é dividido por dois hemisférios- esquerdo e direito, que são diferentes quer no tamanho quer nas funções que realizam ou nas partes do corpo que controlam. É precisamente no hemisfério esquerdo que se [...] encontram as áreas que são responsáveis pelo processamento e compreensão da linguagem. Estas áreas foram estudadas pelo facto da existência de seres humanos que [...] tinham sofrido o traumatismo ou o AVC que afetou as suas capacidades linguísticas- afasia. A visualização e o processamento da linguagem encontram-se nas áreas do cortex visual e área de Wernicke e a produção da linguagem encontra-se na área de Broca.

nos seus primeiros meses de vida a criança consegue produzir sons, embora inconscientemente, que serão a base para a construção de palavras quando estiverem na idade dos dois ou 3 anos. Entre esses contam-se ?ma, ta, ba? que vão facilitar às criança de produzir as suas primeiras palavras básicas- mãe, pai, etc? Para além do mais, o nosso cérebro nos a capacidade de atribuir o significado às coisas que, com o tempo [...] se vão armazenando na nossa memória. Na idade dos 3 ou 4 anos uma criança é capaz e discriminar os objetos e as cores ou mesmo contar os números até ao 10, embora fazendo isso de maneira inconsciente. Esta fase de aprendizagem é sustentada pelo período crítico que [...] é inato a cada um de nós e a possibilidade de aprender a língua com grande facilidade.

É [...] errado dizer que o hemisfério esquerdo é dominante no que se refere às capacidades linguísticas do ser humano porque existem pessoas em que algumas das suas capacidades encontram-se ao contrário hemisfério direito, ou ainda nos dois. A capacidade inata de cada ser humano ?Homo Sapiens e Homo Loquens? é a de cancautenar a visão, a audição, [...] o processamento, a compreensão numa faculdade de linguagem o que faz dele um ser [...] racional, inteligente e verdadeiramente único porque os seres humanos tem a capacidade geneticamente programada para o uso da linguagem que os outros seres são incapazes de fazer.

3* Os exemplos mais evidentes são as conjugações dos verbos trazer ou saber ao associá-los com outras conjugações. Ou seja a criança dirá eu "trazi" ou eu "sabo" em vez de eu "trouxe" e eu "sei".


Download text