Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCICJC384a

1617LCICJC384a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A definição de comunicação e de comunicar é, [...] discutida por muitos autores, [...] com os seus próprios pontos de vista e ideias.

Assim, alguns autores defendem que a comunicação é um processo feito através do Modelo linear da transmição em que a comunicação [...] é [...] processual e matemática e pode ser quantificada, tem uma mensagem mololítica que dificilmente se altera, é utilizada somente a linguagem verbal e o recetor da mensagem não tem papel interveniente *.

Perante este método foram apresentadas algumas falhas, [...] nomeadamente a imprevisibilidade, uma vez que a comunicação humana é involuntária e imprevisível, por isso, dificilmente se deixa reduzir a padrões matemáticos. Além disso, a multiplicidade de meios faz com que não seja possível que a comunicação seja somente [...] verbal.

Como alternativa, foi apresentado o Modelo Semiótico, segundo o qual a comunicação é entendida como um processo interativo que não [...] o emissor tem um papel interveniente mas também o recetor, tendo assim ambos um papel ativo. Segundo este modelo, [...] quanto mais informação for partilhada mais e melhor se compreende. [...] A comunicação é vista como algo muito menos objetivo e comunicar é, não algo que o ser humano faz voluntariamente na interação com o outro mas também, um conjunto de situações involuntárias tendo em conta outros meios que não o verbal que lhe permitem outro tipo de perceção no envio e na receção das mensagens partilhadas. É, por isso, algo muito mais complexo. [...] (() comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes coperam para criar sentidos e chegarem a um entendimento mútuo.)

*(() envio intencional de uma mensagem a um recetor).


Download text