Segundo Benjamin Lee Whorf, se uma palavra não fizer parte do vocabulário de uma determinada lingua então os falantes dessa mesma lingua não [...] percebem o significado do conceito que essa palavra transmite.
De facto, a nossa compreensão e interpretação do mundo é fortemente condicionada pela língua que falamos uma vez que esta afeta as nossas [...] experiências pessoais e relações com as pessoas que nos rodeiam.
No entanto, será [...] demasiado radical admitir que o nosso conhecimento do mundo depende somente da linguagem que aprendemos. [...] As diferentes linguas que existem comportam sistemas de representação diferentes que, por sua vez, podem não ser equivalentes, existem então múltiplos exemplos que comprovam que é possível ter noção de determinados conceitos e compreender o seu significado apesar de estes não fazerem parte de uma certa lingua e, consequentemente, cultura. É, por exemplo, o caso dos chineses que não usam tempos verbais [...] porque não fazem parte da lingua que praticam mas, no entanto, não deixam de ter a noção do tempo. O mesmo acontece com várias palavras que parecem não ter tradução de uma lingua para a outra mas que são muitas vezes facil e rapidamente entendidas ou, ainda que demonstrem ter alguma dificuldade na compreensão, acabam por ser percebidas.
Concluindo, as prespetivas sobre a realidade e o próprio pensamento dos falantes, [...] numa prespetiva mais relativista, não [...] são [...] tão condicionadas à língua que praticam como é referido por Benjamin Lee Whorf.