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1617LCJMLM444a

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Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação [...] tem sido um tema estudado [...] nos últimos séculos e que hoje em dia se encontra definida de duas maneiras [...] diferentes. A primeira, tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor [...], ou seja, a primeira trata a comunicação como uma forma de transmissão. A segunda, como dito no texto (comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo), aborda a comunicação através da semiótica, ou seja, dos simbolos. Ambas as perspetivas são diferentes, porém, talvez a semiótica seja a mais acertada.

Na teoria que explica a comunicação como transmissão, esta é tida como um processo matemático e monolítico e o sentido e os significados são tidos como produtos da comunicação.

A ação é descrita como um conjunto de mensagens enviadas a um recetor que serão alvo de feedback, ou seja, uma resposta.

Mas esta forma de explicar a comunicação tem [...] alguns problemas, pois [...] a comunicação pode ser [...] efetuada através de [...] imensos meios diferentes, bem como é demasiado imprevisível para ser considerada um processo matemático.

Por essas razões, surgiu a alternativa, o modelo semiótico, mais abrangente, mais próximo da realidade.

Este modelo considera que o contexto é fundamental, que os significados são uma coprodução dos interlocutores, e que existe toda uma partilha de informação mútua, algo que foi representado num esquema, onde foi concluido que, segundo o modelo semiótico, a comunicação envolve a partilha de valores, relações, emoções e ideias [...] entre as pessoas envolvidas, que [...] levarão [...] à descoberta mútua e de pontos em comum. Como dito anteriormente, o [...] contexto é crucial e eu concordo com isso pois apesar do esquema ser bem definido, [...] continuam a haver variantes em falta, como a idade, o sexo, a cultura, que poderão facilitar ou não a comunicação.

E por essa razão, [...] considero o modelo semiótico o mais correto. Pois este mesmo trata a comunicação de uma maneira mais subjetiva, mais fluída, do que o modelo da transmissão.

Tal como dito no [...] texto, A comunicação é um processo complexo, e o modelo de transmissão [...] parece-me demasiado simplista e rígido, para descrever algo tão [...] complexo e variado como a comunicação humana.


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