A proxémica é o estudo da comunicação através do espaço e da distância na comunicação não verbal.
Na comunicação não verbal o espaço de um indivíduo é um território que se pode alargar ou contrair.
Este território também depende de cultura para cultura como é o caso de “high contact versus low contact cultures” ou seja diferentes culturas pressupõem comportamentos diferentes. [...] Acaba por haver uma necessidade de tentar conhecer a outra cultura de maneira a não realizar nenhuma ação que não seja considerada correta noutra cultura. O mesmo aconte com a “ética do toque” em que [...] sabemos qual o nosso limite de espaço e [...] ter uma noção da dos outros.
Após [...] estudar várias sociedades Edward T. Hall [...] propôs quatro tipos de espaço possíveis [...]. São estes o espaço público, o espaço social, o espaço pessoal e o espaço íntimo. A cada espaço ele designou uma distância (média).
O espaço Público, consiste numa [...] distância de mais, ou apartir, de 3,6 metros. [...] Este tipo de espaço pode ser visto entre orador e audiência, como por exemplo uma sala de professor para alunos.
O espaço social, tem uma distância até 3, 6 metros. Este espaço pode ser [...] visualizado entre colegas ou conhecidos.
O espaço pessoal, tem uma distância com limite até 1,2 metros e podemos ver este tipo de espaço entre amigos. Por fim, o último, o espaço íntimo, têm uma distância com limites de 0 a 45 centímetros e podemos visualizá-lo por exemplo numa relação mãe/bebé.
Para exemplificar como comunicar através do espaço, podemos ver em empresas as hierarquias das pessoas pela disposição de escritórios ou as placas com os nomes dos funcionários. Assim teremos também a noção de como falar com as pessoas determinante [...] da sua hierarquia.
Para concluir, também podemos ver a comunicação através do espaço, num conjunto de pessoas sentadas num banco, se as pessoas estiverem afastadas conseguimos ver que estas não se conhecem e se alguém tiver sentado lado a lado podem ter algum tipo de relação. Portanto a comunicação através do espaço tem também a haver com a nossa interpretação das situações.