1617LCLKJC446a 1617LCLKJC446a
Género de texto Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender M
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Contexto Clausura
Curso
University Universidade de Coimbra
Área Ciências Sociais e Humanas
Curso Jornalismo e Comunicação
Disciplina Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
País Portugal
Opções de representação
Etiquetas : Classe morfossintática Lema
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
O trecho do livro “ Communication in Humans and other Animals ” , escrito por G. Hakansson e J. Westander , começa levantando a discussão do que é comunicar . Logo no início , já [...] remete à ideia do modelo processual , clássico , criado por Shannon e Weaver para quantificar , estudar e , assim , maximizar a quantidade de informação que é [...] transmitida por um determinado canal . O modelo funciona , [...] resumidamente , da seguinte forma : [...] o emissor [...] codifica uma mensagem transformando-a em sinais que serão transmitidos por um canal até um receptor que irá decodificá-la , [...] durante o percurso , está prevista uma fonte de ruído que [...] atrapalhará o envio da mensagem ( originalmente não foram definidos os conceitos de meio e “ feedback ” ) . Este modelo vê a [...] mensagem como um produto [...] monolítico que é passada de um interlocutor para o outro de forma intencional . Em seguida , [...] Hakansson e Westander falam do modelo semiótico onde os interlocutores utilizam o contexto e suas bagagens culturais , assim , “ cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo ” . A semiótica é o estudo [...] da linguagem , [...] criada simultâneamente por C.S . Peirce , nos EUA e por F. de Saussure ( com o nome de semiologia ) , na França - não há qualquer prova de comunicação entre estes dois estudiosos ; ela foi posteriormente estudada por Fiske . A semiótica estuda os sinais e os classifica , ( Shannon e Weaver estavam focados no canal ) em indícios , ícones , símbolos ou signos . Hakansson e Westander finalizam o parágrafo afirmando que os significados são parte integrante do contexto , dando razão ao modelo semiótico , faz muito sentido : para Shannon e Weaver , não importava o que estava sendo transmitido , eles consideravam um jornal radiofônico e uma narração de uma partida de futebol pelo rádio , objetos idênticos em seu modelo . Enquanto os estudiosos da semiótica trazem o conceito de contexto para o debate , no mínimo , o ouvinte do rádio precisa falar a mesma língua que o narrador [...] da partida ou que o jornalista , para a comunicação ter sucesso . Isso sem nem ao menos colocar em discussão “ O meio é a mensagem ” , clássico de M. Mcluhan ; conceito [...] esse , inimaginável para Shannon e Weaver .
Download text