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Género de texto Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender F
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu sobre linguagem e cognição, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas […]. É antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro. É uma competência complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal. Surge sem que essa criança tenha consciência da sua lógica, é qualitativamente idêntica em todas os seres humanos e é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da informação ou comportamentos inteligentes. (Pinkers, S. (1995:18). The Language Instinct: How Mind Creates Language. New York: harperPerennial.)
Task ID 1617LCRD09
Contexto Clausura
Curso
University Universidade de Coimbra
Área Ciências Sociais e Humanas
Curso Línguas Modernas
Disciplina Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
País Portugal
Opções de representação
Etiquetas : Classe morfossintática Lema
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Pinker , neste excerto , faz várias afirmações sobre a cognição e a linguagem , especialmente sobre a sua aquisição .
Afirma que “ A linguagem não é um artefacto cultural cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas ” o que sem dúvida está correto , nós adquirimos a linguagem não só pela repetição das pessoas à nossa volta mas porque temos uma capacidade biológica para tal , o que , aliás , também é dito pelo autor “ uma peça muito específica da constituição linguística do nosso cérebro ” . Todos nós possuímos uma Gramática Universal ( GU ) [...] que permite às crianças de todo o mundo aprender qualquer língua , e que se “ desenvolve espontaneamente na criança , sem esforço consciente nem instrução formal ” pois está biológicamente implementada ( como a nossa postura ereta ) . “ Surge sem que essa criança tenha consciência da sua lógica , é qualitativamente idêntica em todos os seres humanos ( … ) ou comportamentos inteligentes ” pois está implementado no nosso ADN . Mas [...] a capacidade biológica para a linguagem e a G.U . não chegam para uma criança adquirir linguagem , também é necessário “ input ” , ou seja , a criança tem de estar em contacto com falantes dessa língua para desenvolver a sua capacidade e este contacto tem de ser presencial e no seu ambiente . Por exemplo , uma criança filha de pais surdos-mudos , mesmo tendo contacto com a televisão e arádio , só aprende e desenvolve a língua gestual , que é a que vê os seus pais praticar . A criança desenvolve “ o que vê ” ' in loco ' ” e pode repetir , o que acaba sempre por acontecer , mas [...] como já foi referido anteriormente , não é dessa forma que as crianças aprendem . Um exemplo que o comprova são as generalizações que todas as crianças fazem , por exemplo na construção de plurais ou de formas verbais irregulares ( cão-“cãos ” ou sei - “ sabo ” ) demonstrando que aprendem a regra e que a aplicam . Toda esta aprendizagem e contacto [...] “ in loco ” devem ser feitos durante o período crítico . Fase , durante a qual , a criança está desperta para a aprendizagem da linguagem , finda a qual , esta janela fecha-se , dando origem a várias complicações no ensino e aprendizagem de uma linguagem pela criança . Um caso que exemplifica na perfeição esta situação é o caso da Genie , uma menina que viveu enclausurada até aos seus 13 anos ( ou seja , o seu período crítico já tinha sido ultrapassado uma vez que já se encontrava na adolescência e este período é ultrapassado nesta altura da vida ) e quando foi resgatada apenas lhe conseguiram ensinar ( e com bastante dificuldade ) o básico a [...] nível da linguagem , para que pudesse comunicar . Estranhamente o que aprendeu , desenvolveu o hemisfério [...] direito do cérebro ao invés do esquerdo , como seria de esperar , uma vez que é este que detém a maior parte das nossas capacidades a nível linguístico .
O que [...] reforçar a ideia da interdependência das partes do cérebro , no que diz respeito às nossas capacidades linguísticas e refutar a hipótese da lateralização que durante bastante tempo esteve em vigor . Acreditava-se que o hemisfério esquerdo detinha inteiramente as funções no que dizia respeito à linguagem , muito devido às pesquisas de [...] Broca e Wernicke nos seus doentes afásicos . ( Santos , 2011 ) ( Yule , 2010 ) ( Faria , 1996 ) ( Pinter , )
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