Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCMSJC449a

1617LCMSJC449a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação verbal, baseada num código linguístico, é de índole especificamente humana, e é extremamente importante na criação e manutenção de comunidades. Toda a inovação e pensamento têm por base primordial a linguagem.

De acordo com [...] John Fiske, Shannon e Weaver visualizam a comunicação de uma forma simples, tendo criado o modelo linear de comunicação. Este modelo condensa todo o exercício da comunicação no envio de uma mensagem do emissor para o recetor. Um dos problemas que se coloca é o ruído na comunicação, motivo de mal-entendidos e motor de e motor da evolução tecnológica. O modelo linear é convencionalmente tratado como um modelo processual, matemático, monolítico. Um dos fatores enunciados por Shannon e Weaver é [...] sobre a importância da redundância na comunicação verbal. Quanto mais redundante for a mensagem, mais fácil será a sua compreensão e receção.

Uma mensagem entrópica é mais arriscada a nível de compreensão. Os dois cientistas [...] selecionaram três tipos de ruído: o técnico, o semântico e o de eficácia. O ruído técnico é provocado pelo meio de comunicação: um telemóvel que apanhe pouca rede normalmente afeta a qualidade de uma eventual chamada, [...] poderá produzir ruído e dificultar a comunicação. O ruído semântico deve-se, precisamente, à redundância [...] entropia da mensagem. Uma mensagem redundante é previsível e, mesmo que haja ruído técnico, pode ser de fácil dedução. uma mensagem entrópica é mais informativa, no entanto também é mais suscetível de não ser entendida. A fala deve ser mais redundante do que a escrita. Quando nos dirigimos a um público mais abrangente e numeroso, devemos usar uma linguagem mais redundante. Com um público mais reduzido e homogéneo, podemos cativá-lo mais com o uso de uma linguagem mais específica e entrópica. A arte popular é mais redundante do que a arte de elite. Um outro fator importante para a analise deste modelo é o feedback, a reação do recetor. Uma pessoa sensível ao feedback, normalmente tem mais sucesso no exercício da [...] comunicação pública. Apesar de este modelo ser muito completo, é limitado por não ter em conta a capacidade interpretativa do recetor nem a multiplicidade de meios disponível.

O modelo semiótico vem completar ou dar outra ideia de como se processa a comunicação. F. Saussurre foi um dos autores da semiologia. Este modelo consiste na codificação de mensagens e na troca destas continuamente. Trata-se de um modelo que tem em conta as assimetrias interpretativas dos indivíduos, em que o contexto é de extrema importância. O modelo semiótico condensa a noção de que o processo da comunicação é interativo e que os interlocutores cooperam na criação de sentido da mensagem para chegar a um consenso (Hakansson e Westander).

Para haver comunicação, é inevitável a existência de um contexto e de, pelo menos, dois indivíduos. A comunicação está inerente à vida. A comunicação é inata e é através dela que aprendemos o código da linguagem, com o qual se torna mais fácil comunicar. Este código permite trocar ideias, criar e evoluir. Na minha visão, a linguagem é, indubitavelmente, o maior dom do ser humano.


Download text