A comunicação humana é sem dúvida uma relação e um processo entre indivíduos e uma forma de socialização que constrói comunidades. [...] É multifacetada, na medida em que os meios e os conteúdos não são entidades separadas, pelo contrário, formam um todo. Os animais [...] foram programados às nascença [...] para sinalizarem o perigo, a alimentação e para se reproduzirem e assim sendo, têm uma linguagem muito restrita e inata, enquanto que nós, humanos, conseguimos comunicar à distância, criar universos passivos, ser criativos e comunicar [...] acerca dos temas mais variados, sem limites. Além disso, uma só palavra pode ter diversos significados.
Podemos comunicar verbalmente, recorrendo a códigos linguísticos que obedecem a regras, podemos comunicar através das nossas ações, gestos [...] e olhares (não verbal) e ainda podemos dar ênfase às nossas mensagens através de gestos articulados e de variações na voz (comunicação paraverbal). *
Tendo em conta os participantes, temos capacidade para comunicar entre grupos pequenos, com pessoas próximas e íntimas, como também em grandes grupos e meios, de forma pública. [...]
No entanto, tal como Marshall Mcluhan afirmou, “o meio é a mensagem” e assim sendo, a mensagem pode variar consoante o meio e mudar a nossa forma de compreender as coisas, porque “o conteúdo é a audiência” (Marshall Mcluhan). Num momento podemos não saber nada de um assunto, mas ao [...] ligarmos [...] uma rede móvel conseguimos obter diversos argumentos acerca do assunto. O meio e a forma como comunicamos influencia muito, seja através de um “envio intencional de uma mensagem” [...] (Hakansson, G. e Westander, J. 2013) ou de uma “sincronia interativa”, porque, por exemplo, recebemos uma carta [...] com uma multa para pagar, é diferente de recebermos um telefonema [...] informal que não nos garante veracidade.
Shannon e Weaver, vão criar o modelo linear de transmissão, que é um modelo processual que dará importância a questões quantitativas, como [...] procurar saber a quantidade de mensagem que chega ao recetor e com que qualidade chega, [...] bem como, medir a eficácia dos meios e perceber a causa do ruído e [...] das falhas de transmissão.
Pelo contrário, surge o modelo semiótico, de alternativa, por Pierce Saussure, que afirma que a comunicação é um processo complexo, onde o emissor e o recetor desempenham igualmente papéis importantes [...] e [...] sem um o processo é interrompido e estes participantes devem interagir e cooperar mutuamente para “criar sentidos”, porque a mensagem não é um produto, mas sim uma produção e uma negociação porque pode-se alterar o seu sentido e somos nós que “acabamos” a mensagem através da nossa interpretação e esta pode variar pela nossa cultura e experiência de vida.
*Através das diferentes formas de comunicar, podemos transmitir a mensagem de forma interativa, para que seja interpretada e compreendida de melhor forma pelo seu recetor.