Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCRBHIS405a

1617LCRBHIS405a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoHistória
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação é um processo de interação entre indivíduos que permite chegar a conclusões, evoluir e desenvolver comunidades.

A comunicação humana tem aspetos em comum com a comunicação animal, como sinais objetivos, tateis, auditivos e alguns específicos como a linguagem verbal, a sofisticação, [...] a abstração e o uso de meios tecnológicos.

Em relação à frase de Hakansson, G. e Westander, J. desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem e um recetor, [...] estamos perante o modelo de transmissão linear de Shannon e Weaver (1949) que diz que [...] uma ou mais mensagens são enviadas de Emissor para o recetor, que qualquer perturbação na mensagem é problema de fonte de ruído e que considera que quanto mais informação for partilhada menos relevante se torna para o recetor. Este modelo é considerado linear pois a [...] mensagem caminha num único sentido do Emissor para o Recetor. A grande diferença que este modelo veio trazer, foi que a informação passa a ser classificada como um símbolo calculável, sendo este modelo um modelo matemático de mensagem monolítica. Este modelo apresenta algumas falhas como a previsibilidade, a multiplicidade de meios e a capacidade interpretativa.

Foi, então, desenvolvido outro modelo, uma alternativa, o modelo semiótico de comunicação, desenvolvido por Charles S. Pierce. Este modelo defende a interpretação das mensagens e defende também que a mensagem é uma [...] produção, estabelece que o contexto é crucial para a interpretação e define que o significado é uma coprodução dos intervenientes na comunicação. [...]

Podemos associar este modelo de comunicação semiótica à frase do texto comunicar [...] tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo.

Analisando o [...] excerto dado no enunciado e comparando os dois modelos, explicados anteriormente considero que o modelo [...] Simiotico de [...] comunicação é um modelo mais completo e [...] permite-nos analisar o processo [...] de comunicação humana com maior rigor e veracidade, pois considera aspetos importantes e fundamentais desta que o modelo Linear, sendo um modelo matemático deixa de parte, pois A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto.


Download text