Tal como Pinker menciona “a linguagem não é um artefacto cultural”, o ser humano tem uma capacidade inata para a faculdade de uma língua verbal- é portador de características pré- [...] biológicas e de genes que contribuem para tal.
No cérebro existem áreas especializadas na produção e compreensão da linguagem- são as áreas de Broca e Wernicke, respetivamente. Durante muitos anos acreditou-se que o cérebro fosse lateralizado à esquerda no que toca à linguagem, no entanto essa teoria foi reformulada, pois [...] a relação entre o cérebro e a linguagem é muito mais complexa: se não tivessemos um córtex auditivo que descodificasse o que ouvimos, dificilmente compreenderíamos o que nos foi dito; se não tivessemos um [...] córtex visual não conseguiríamos defrutuir de uma linguagem escrita.
Como já mencionado, existe uma relação entre a linguagem e o cérebro, mais propriamente com o pensamento. A linguagem verbal é uma forma de representar o pensamento, no entanto, isto não quer dizer que quem não tenha uma [...] faculdade para a linguagem, também não tenha para o pensamento, pois os surdos-mudos têm pensamento, embora de uma forma distinta, tal como Pinker diz “é claramente distinta de capacidades mais gerais como… inteligentes.”
A linguagem também está associada à memória e à atenção, sendo possível ver esse relacionamento através dos lapsos de memória [...] ou quando queríamos dizer uma coisa invés de outra.
[...] Pode-se concluir que, de facto, existe uma relação entre linguagem e cognição, sendo que essa é muito complexa e interativa, pois a linguagem recorre às mais diversas áreas do cérebro para existir.