Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCSAPTG455a

1617LCSAPTG455a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoPortuguês
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Comunicar significa partilhar, ora a comunicação é isso mesmo, [...] é uma partilha entre indivíduos de informações.

No ato da comunicação a comunicação [...] intencional, por exemplo, [...] a linguagem verbal em que usamos a palavra, concatenando a voz, ouvidos e cérebro2, (livro- linguagem e comunicação de Joana Veira). Também é uma comunicação intencional quando escrevemos uma mensagem para alguém.

[...]

Assim, também vemos que, a linguagem não verbal também é uma comunicação intencional, visto que, usamos gestos, por exemplo, para indicar o caminho a alguém.

Em seguida, deparamo-nos com a linguagem paraverbal que na minha opinião, não é uma comunicação intencional, visto que se nos encontramos numa situação constrangedora nós por linguagem verbal, dizemos uma coisa, mas o nosso corpo, sendo mais sincero, transmite outra. Na comunicação também pode haver conflitos, vejamos, dois homens estão a ver um jogo de futebol e um deles acha que um [...] certo jogado (usando uma linguagem popular, é um nabo), começa a insultá-lo, [...] o seu amigo não partilha da mesma opinião, e de seguida, argumenta o seu ponto de vista. Ora, não gostando o 1 homem começa a partir para os insultos, insulta também o seu amigo, porque este não é [...] tem a mesma opinião que a sua, logo aqui gera-se um conflito, contudo, o 2 homem tenta [...] acalmar os animos, dizendo para ele o ouvir e [...] mostra-lhe o seu ponto de vista e calmamente tentam chegar a um entendimento [...] mútuo. Importante será referenciar que, as coisas de dizemos para serem bem [...] contextualizadas teremos de ter em mente o lugar onde dizemos e a quem dizemos, por exemplo, numa empresa, numa reunião de negócios [...] um empresário ve-se confrontado com alguma situação mais desagradável e vai embora, e um colega diz olha fugiu como um rato, ora, isto dito neste contexto é extremamente desagradável e [...] desrespeitoso tanto por parte de que o disse como por parte de que é a vítima. Uma vez, que me esqueci de referir um aspeto que acho relevante, no início, insiro a informação aqui no final do texto. Importante será também dizer que nós humanos usamo essencialmente a linguagem verbal para comunicar, contrariamente aos outros animais que [...] comunicão entre si mas não [...] articulam as palavras como nós, desde muito cedo que nós temos programado em nós a faculdade de verbalizar, por exemplo um bebé, não fala mas esticula, fazendo barulhos. Nós temos, a nivel temático uma ilimitação, os animais são muito mais limitados. Assim, deste modo, [...] constatamos que nós os seres humanos somos únicos.


Download text