17PTGIVAMTRAD7617PTGIVAMTRAD76
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Tradução |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Resumo: A educação tem uma crise visível no que concerne ao ensino da língua portuguesa (Possenti, 1996; Brito, 1997; Faraco, 2006; Antunes, 2007; Bagno, 2007). No entanto, esta pesquisa basea-se nos problemas que evidenciam-se na percepções de alunos e professores na aula de português. Esta pesquisa procura saber em que medida as relexões propostas sobre ensino da língua portuguesa por linguistas chegam à sala de aulas, e como são percebidos pelos alunos nas práticas pedagógica que lhes são propostas. Esse estudo teve como ponto de partida a seguinte questão: Qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver o que os professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as suas aulas em particular? Para esta pesquisa, submeteu-se um questionário de 10 perguntas quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7ª e 8ª classe junto com os quatros professores. Enfim, os resultados obtido segundo os dados em análise é que não há coerência entre o que os professores dizem ser importante e o que efectivamente fazem na sala de aula. Contudo, deve se criar meios para que não haja incoerência entre a teoria e a prática e que as aulas de português não sejam limitadas nos exercícios envolvendo regras gramaticais normativa.
Palavras-chave: Pesquisa, Ensino de língua portuguesa; percepção e reflexão de língua portuguesa.
Download text
|