17PTGIVCCEP5517PTGIVCCEP55
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLM |
Gender | F |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Ensino de Português |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Resumo
O estudo que se apresenta aborda a situação dos linguistas, numa época em que os professores tem se ocupado com a critica ao ensino tradicional marcado pelo artificialismo, pela contextualização, pela gramatiquice e pelo reconhecimento da ideia de que as aulas de português não devem se sentrar somente ao ensino da gramática. O presente estudo tem como objectivo subsidiar o desenvolvimento das habilidades através da reflexão sobre as estruturas da língua, sobre padrões sociais de correção e sobre os recursos retóricos para melhor manejar a fala e escrita. O estudo teve como pergunta de partida a seguinte questão: Qual é a percepção dos alunos e professores em relação às aulas de português? Participaram deste estudo 70 alunos de quarto turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas do porto Alegre, da 7ª e 8ª classe junto com os seus professores. Os dados foram recolhidos a partir de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Os questionários foram entregues aos participantes durante um espaço de aula que os professores resolveram. Os resultados demonstram que após quatro décadas de estudos linguísticos, a ideia de aula da língua portuguesa já não é sinonimo de ensino exclusivo da gramatica e que é necessário muito mais do que o reconhecimento da ineficiência de aulas de português centradas na gramatica normativa.
Download text
|